O ‘Setembro Vermelho’ é dedicado à conscientização para os cuidados com a saúde do coração e a prevenção de doenças cardiovasculares. O mês de setembro foi escolhido para a campanha, criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração, com apoio das Nações Unidas, porque no dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração.
“A importância de manter os cuidados com a saúde do coração é porque as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no País e muitas dessas vidas poderiam ser salvas através de prevenção, diagnóstico e tratamento. E quando a gente fala em cuidar do coração, não nos referimos a atitudes complexas, mas sim em incluir, em nossa rotina, hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividades físicas, alimentação adequada e cuidados com a qualidade do sono”, ressaltou o médico Vitor Nunes, cardiologista da Rede Municipal de Saúde.
Na Capital, o atendimento em cardiologia oferecido pela Secretaria Municipal de João Pessoa (SMS) começa pela unidade de saúde da família (USF), onde o usuário é atendido como demanda espontânea e feita uma avaliação médica. A partir desta etapa, por meio da Regulação Municipal, é realizado o encaminhamento do paciente à Atenção Especializada, onde ele será acompanhado por um cardiologista.
“Além da prática de hábitos saudáveis, as consultas de rotina com o cardiologista devem fazer parte do cronograma anual do paciente, afim de que as doenças sejam diagnosticadas em sua fase inicial e com grandes chances de serem tratadas adequadamente”, afirmou o especialista.
Na rede municipal são realizados desde os exames mais simples, como o ecocardiograma, até os mais complexos, a exemplo do cateterismo, além de procedimentos como angioplastia e implantes de marca-passo. Um dos locais de atendimento especializado em cardiologia é a Policlínica Municipal de Jaguaribe, onde os usuários, após passarem pelas USFs, são encaminhados ao serviço por meio da Regulação Municipal.
Urgência e emergência – Os casos de urgência e emergência em cardiologia devem procurar diretamente o atendimento no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity, além das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa.
George Medeiros