Na manhã desta sexta-feira (23), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou sessão solene para entrega do título de cidadão pessoense ao Padre Francisco Samuel Rocha de Sousa. A homenagem, segundo consta no Decreto Legislativo nº 1473/2020 de autoria da ex-vereadora Sandra Marrocos (PT), se trata de um reconhecimento pelo ministério eclesiástico desempenhado por ele em diversas paróquias da Paraíba, especialmente na Paróquia Jesus Ressuscitado, em João Pessoa.
Presidida pelo vereador Rinaldo Maranhão (SD), a sessão contou com a participação de familiares, amigos, paroquianos e diáconos que também estimam e admiram o serviço do Padre Francisco Samuel. “Hoje, a gente está aqui com o propósito de celebração. Vamos reconhecer uma pessoa que veio para cá e presta serviço a João Pessoa”, disse Sandra.
Além do título, ela comemorou a concretização de uma emenda impositiva que dizia respeito ao calçamento da alameda situada entre as Ruas Flamboyant (nº 190) e Baraúnas (nº 83), no bairro Anatólia, próximo à Paróquia Jesus Ressuscitado, além dos avanços para a revitalização das Três Ruas, nos Bancários.
Sandra Maria, amiga do padre, comentou sobre o trabalho dele: “Um ano depois de chegar à Paraíba, ele foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da qual faço parte e posso testemunhar a alegria de ser igreja, de conhecer o padre Samuel. Ele trouxe, não apenas para a igreja, ele trouxe para a cidade de Sapé, um desejo grande de voltar à missão, de exercer a fé. Ele tem esse dom de lidar com as pessoas, ele é um sacerdote muito humano”.
O vigário-geral Luiz Júnior relatou sua alegria em nome da Arquidiocese e de todo o clero: “Quando um padre é homenageado, toda a igreja é homenageada. Nós também nos sentimos honrados com isso, significa que, no padre Samuel, a igreja tem sido reconhecida”.
Para Henrique Brito, o título é mais do que merecido porque o religioso, não apenas como padre, designa de forma excelente a missão que lhe foi dada. O professor Carlos também expressou sua alegria com a propositura e parabenizou a Câmara de João Pessoa, que, em suas palavras, representa o orgulho do povo pessoense. Sobre o padre, ele disse: “A missão do padre Samuel de fazer pessoas voltarem a casa de Deus é indiscutível”.
Por fim, o padre Samuel se disse grato e contente pelo título, que dedica a todas as paróquias pelas quais passou. “Minha gratidão a esta Casa pela nobreza do título. Só tenho a dizer que estou muito feliz. A palavra é esta: gratidão”, encerrou.
Rebeca Neto