A Prefeitura de João Pessoa prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação até o dia 31 de outubro. O mesmo prazo foi ampliado para quem ainda não tomou a vacina que previne contra a Influenza. Recentemente a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como alto o risco da volta da paralisia infantil no Brasil, colocando o país em alerta máximo.
A campanha que teve início no dia 8 de agosto, segue até o dia 30 de setembro registrando a cobertura de 71,62% do público-alvo – crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Já a Multivacinação é destinada para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Desde o início da Campanha o município de João Pessoa já vacinou 29.513 crianças contra a poliomielite. A meta da Campanha de Vacinação é imunizar 95% do total de 41,2 mil crianças na faixa etária de um ano até menores de cinco anos de idade.
“Seguimos durante todo esse mês fazendo busca ativa e promovendo a prevenção das crianças e adolescentes, principalmente nas crianças menores de cinco anos ainda não vacinadas que estão mais vulneráveis. Pedimos a compreensão e colaboração dos pais e responsáveis, para que levem seus filhos a uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa e avalie o cartão de vacina”, alertou Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Para atualizar a caderneta, as vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (de 7h às 11h e de 12h às 16h), nas Policlínicas Municipais (de 7h às 17h) e no Centro Municipal de Imunização, localizado na Torre (de 8h às 16h), administrando 18 tipos de imunizantes previstos no Cartão Nacional de Vacinação.
A campanha contra paralisia infantil e multivacinação para crianças e adolescentes segue até o final de outubro, ofertando outras vacinas do calendário vacinação. Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Já para adolescentes são ofertadas também os imunizantes HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Na Paraíba – De acordo com informe técnico do Ministério da Saúde, em 2015, a Paraíba tinha cobertura vacinal de 96,1% das crianças menores que 1 ano de idade. Em 2021, esta cobertura caiu para 68,4% das crianças na mesma idade. No Estado, deverão ser vacinadas 284.230 mil crianças até os 4 anos.
Cobertura Vacinal – Os profissionais da rede municipal de saúde de João Pessoa participam de capacitação “Pela reconquista das altas coberturas vacinais”, com o objetivo de apoiar o Programa Nacional de Imunização com ações estratégicas e foco na vacinação, para atingir as metas ideais de cobertura vacinação, promovendo a articulação com parceiros e consolidando e ampliando redes colaborativas nos territórios Conheça o projeto e saiba mais, pelo link: www.sbim.org.br/prcv .
Campanha Paralisia infantil: a ameaça está de volta. Entenda os riscos da poliomielite e como você pode ajudar a não deixar esta ameaça retornar ao Brasil: www.paralisiainfantil.com.br
Locais de vacinação e horários dos serviços:
Centro Municipal de Imunização (CMI): – 8h às 16h
Policlínicas Municipais: – 7h às 17h
Unidades de Saúde da Família (USF): – 7h às 11h e das 12h ÀS 16h
Mangabeira Shopping: 13h às 22h
Lílian Pedreira