Ao longo dos anos, a tecnologia se tornou uma grande aliada dos agentes de mobilidade de João Pessoa, auxiliando tanto na celeridade dos chamados presenciais em casos de urgências de trânsito, quanto na garantia da segurança viária, através do videomonitoramento dos locais mais movimentados da cidade. Atualmente, este trabalho realizado pelas equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) conta com a observação de 120 câmeras do Centro Integrado de Operações (Ciop).
A ação é uma parceria da Prefeitura de João Pessoa com a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds-PB), quando foi firmado um termo de cooperação técnica até que o órgão de trânsito adquira 200 novos equipamentos e também os disponibilize para as autoridades policiais.
“Definitivamente esta é uma parceria que está rendendo bons frutos entre a Semob-JP, a polícia e os demais órgãos que zelam pelo atendimento das pessoas em vias públicas, como a Guarda Civil Metropolitana e o Samu-JP. Ressaltamos que é importante que a população permaneça mantendo comportamentos prudentes no trânsito, porque nós continuamos fiscalizando os principais corredores e, em caso de desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro, as autuações estão sendo registradas”, explica Expedito Leite Filho, superintendente de Mobilidade Urbana da Capital.
Após um treinamento promovido no mês passado, desde o dia 1º de outubro, em média, oito agentes de mobilidade estão atuando direto da sala do Ciop. De lá, eles permanecem em comunicação com as equipes que seguem em regime de plantão, no Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT), na sede da Semob-JP, localizada no bairro do Cristo Redentor.
Serviço – A Semob-JP informa que, em caso de urgências de trânsito, são disponibilizados os seguintes canais de comunicação para a população: para telefonemas (disk 118) e para mensagens de whatsapp (98760-2134).
Pollyana Sorrentino