Rota “Raízes do Brejo” chega a Dona Inês. Confira a programação que começa nesta sexta

A rota cultural Raízes do Brejo chega, neste final de semana, dias 18,19 e 20 de novembro, a cidade de Dona Inês, localizada a 144 quilômetros de João Pessoa. Com o título “Natureza, Sabores e Cultura na Serra”, o município quer mostra roa visitante suas atrações, principalmente na área rural, com lajedos, serras, matas e cachoeiras, gastronomia criativa e arte.
A programação da rota Raízes do Brejo começa nesta sexta-feira, 18, às 15h, com o Torneio Feminino de Futsal, no Ginásio Bacurau. Às 19h, na rua Manoel Pedro, acontece a Feira de Artes e Gastronomia, e às 19h30, solenidade de abertura com a presença de prefeitos, convidados e o público. Em seguida começam os shows musicais com Beto Pohlux, Banda Feras e Lindo Silva Forrozeiro.
No sábado, 19, a programação começa às 7h, com passeio, piquenique, rapel e trilha na Mata do Seró. Às 15h30 acontece uma corrida de rua de 7,5 quilômetros com concentração na Praça do Trabalhador. Às 19h começa a Feira de Arte e Cultura e, em seguida, shows com Neco Lobão, Michele Andrade e Paulino e Banda.
No domingo, 20, às 7h, com concentração no balneário Parque das Águas, acontece a Ciclotur, disputa de ciclistas em 30 quilômetros passando pela Mata do Seró, Açude do Mulungu e Comunidade Quilombola Cruz da Menina.
No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o município de Dona Inês preparou, dentro da programação do Raízes do Brejo, o Festival Quilombola, na Comunidade Quilombola Cruz da Menina.
Às 8h acontece a I Feira Quilombola, com empreendedoras do BNB Comunitário. Ao meio dia tem a Feijoada Completa, que será vendida ao custo de R$20. Às 15h30 acontece a roda de conversa: Racismo , intolerância religiosa e violência nos quilombos do Brasil, com Bianca Quilombola e convidados. A partir das 16h tem apresentações culturais. O pôr do sol será acompanhado pela Banda de Pífano de Dona Inês, às 17h. Às 18h haverá desfile da Beleza Negra, apresentação do grupo Oxumaré, Trio Forró do Bom e Marconinho Show.
Pontos Turísticos – O Museu Espaço da Memória é um ocal para conhecer a história do município. Para quem gosta de arte, o ateliê do escultor Sérgio Teófilo impressiona com suas produções principalmente os famosos pássaros. Outro local é a Igreja Matriz, inaugurada em 1852, o famoso cajueiro, local onde foi vista a Sinhá Inês e o seu companheiro negro, e a Comunidade Quilombola Cruz da Menina. O município de Dona Inês possui inúmeros locais de grandes atrativos naturais, entre eles a Pedra Lavrada, Cerca de Pedra, construção feita com pedras soltas pelos escravos, a Pedra de Chico Bento. Na comunidade de Boa Vista, a Pedra do Bico, formação rochosa onde duas pedras se sobrepõem. Na comunidade Lajedo Preto existe uma casa de farinha antiga e ainda em funcionamento, e as famosas marmitas do Lajedo Preto, formações em pedra com divisões esculpidas em baixo relevo pela natureza há milhares de anos. Tem as cachoeiras do Letreiro e do Barrocão, e a Pedra do Letreiro, com inscrições rupestres datada de três mil anos. A mata do Seró com trilhas demarcadas, área de piquenique, e para os amantes de esportes radicais é possível fazer rapel negativo na Pedra do Purgatório e a Trilha da Furna da Onça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui