Popularização do uso de smartphones e a democratização no acesso à internet é atualmente uma aliada das prefeituras que estão buscando formas de usar isso a seu favor
O uso da tecnologia por parte das prefeituras municipais com o objetivo de otimizar tarefas, reduzir gastos, modernizar serviços e, principalmente, melhorar a qualidade no atendimento à população vem crescendo nos últimos anos, em especial após o ápice da pandemia global da Covid-19 onde gestores tiveram que lidar com os decretos de isolamento, sendo muitas vezes forçados a suspender os serviços por não ter opções além dos clássicos atendimentos presenciais.
A popularização do uso de smartphones e a democratização no acesso à internet é atualmente uma aliada das prefeituras que estão buscando formas de usar isso a seu favor, priorizando atendimentos online e mais ágeis para os moradores das cidades. As filas e documentos em papel estão dando lugar a aplicativos e plataformas digitais que, além de garantir rapidez, também geram economia aos cofres públicos e ao bolso do cidadão que não precisa se deslocar até as secretarias para resolver pendências.
Buscando essa mudança, no mês de novembro, prefeitos e secretários do Cariri paraibano se reuniram no I Encontro de Gestores Municipais do Cariri Paraibano, realizado pela Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibano (Amcap) na cidade de Sumé, com o objetivo de discutir soluções tecnológicas para a virtualização dos processos e otimização das gestões. Na oportunidade, os prefeitos conheceram plataformas e processos que auxiliam nos serviços e ajudam no crescimento da região.
“Nosso objetivo é tornar essas gestões muito mais eficientes e ágeis de forma inovadora no contexto dos municípios do interior, por isso apresentamos alternativas que garantam a redução de gastos, preservação do meio ambiente, além de novidades nas áreas de educação e saúde”, informou George Coelho, presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), uma das apoiadoras do evento.
Também presente no encontro esteve a Sogo Tecnologia, empresa responsável por oferecer soluções em tecnologia para a transformação digital de órgãos governamentais e instituições privadas. Com mais de 10 anos de mercado, a Sogo trabalha com soluções que viabilizam o projeto Prefeitura Sem Papel, que possibilita a abertura e acompanhamento de processos via internet, por meio de plataformas de processos digitais que conectam atendimento, comunicação e gestão documental em um só lugar.
O vice-presidente da empresa de tecnologia, Antônio Leite, explica que as soluções procuradas pelos municípios de todo o Brasil, seja em grandes metrópoles ou interior, devem prezar pela modernização das gestões em prol do cidadão, além de otimizar a virtualização dos processos e os serviços nas prefeituras e secretarias.
“É por isso que nós dispomos de um ecossistema de soluções digitais que não apenas melhoram e facilitam a vida dos cidadãos, mas que também geram economia para os cofres públicos, transparência e sustentabilidade para o nosso planeta. O nosso objetivo é que cada vez mais municípios atentem para essa mudança, porque a cada dia que passa ela se torna mais necessária”, explica Antônio Leite.
Sogo Tecnologia
Uma empresa da Alfa Group, a Sogo Tecnologia, com mais de 10 anos de mercado, tem como missão a oferta de soluções em tecnologia para a transformação digital de órgãos governamentais e instituições privadas, gerando soluções e processos inteligentes, levando eficiência, transparência e inovação para que a administração pública e privada obtenham os melhores resultados e uma melhor qualidade de serviços oferecidos.
Maryjane Costa
Analista de Comunicação