As equipes do Programa João Pessoa Sustentável, da Prefeitura da Capital, realizaram, na noite da última segunda-feira (19), o terceiro encontro com criadores de animais do Complexo Beira Rio (CBR). O objetivo foi apresentar os dados sobre a criação de animais referentes a quantidades, número de criadores por comunidades, saúde animal, dentre outros. A reunião aconteceu no Escritório Local de Gestão 2, no bairro Miramar.
Para Vaneide Alves, assistente social do Programa, “essas reuniões fortalecem o trabalho coletivo, uma vez que dialogar e ouvir os moradores é de extrema importância para pensar as melhores possibilidades para a produção de renda desses criadores e, desse modo, definir melhor os cursos e oficinas que serão realizados no âmbito do trabalho social no complexo Beira Rio”, pontuou.
Pensar propostas voltadas para a subsistência dos moradores das oito comunidades que formam o Complexo é parte integrante do Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC), que, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Renda, pretende incentivar uma melhor qualificação para a população local, de modo que ela não seja tão impactada pelas intervenções que serão feitas no território.
“A gente veio falar sobre o diagnóstico ambiental dos criadores de animais realizado pelo consórcio e os problemas encontrados em relação a criação de animais nas comunidades, as potencialidades da criação e também quem tem interesse em mudar de atividade econômica para saber quais os tipos de cursos essas pessoas gostariam de fazer, se querem voltar a estudar. Se caso não queiram mudar de atividade, a ideia é traçarmos juntos soluções para essa atividade econômica”, afirmou Yohana Klafke, especialista de meio ambiente do consórcio responsável pelo PDC no território CBR.
Plano de Desenvolvimento Comunitário – É voltado para a redução dos riscos sociais gerados pelas intervenções de requalificação urbana e ambiental nas oito comunidades da Beira Rio, o PDC baseia-se em três eixos: implementação das atividades sociais, elaboração e implementação dos planos executivos de reassentamento e relocalização e, por último, a elaboração e implementação do plano de desenvolvimento territorial com base em três pilares: Sustentabilidade ambiental, geração de trabalho e renda e inclusão de gênero. Esse é um dos grandes projetos que vão beneficiar quase 2 mil famílias e tem como base trazer melhorias para as comunidades que formam o complexo Beira Rio.
João Pessoa Sustentável – O Programa, orçado em US$ 200 milhões, está previsto para ser executado até 2024. São 90 ações voltadas para a redução das desigualdades, modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio do JP Sustentável, a Prefeitura de João Pessoa, vai trazer dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias que vivem em área de risco.