O XII festival Janeiro Arretado acontece de 21 a 29 de janeiro com apresentações que incluem as linguagens de teatro, dança, circo e música. O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa – Funjope e reúne 13 atrações que irão acontecer gratuitamente no Parque Solon de Lucena – Lagoa, e no Parque Zoobotanico Arruda Câmara – Bica.
As apresentações começam no próximo sábado, 21/01, a partir das 13h30min, na Bica, com performances circenses, contação de histórias e muito mais! A programação é gratuita e para toda a família.
O Janeiro Arretado é festival não competitivo que surgiu em 2012 e é realizado pelo Grupo Teatral Arretado Produções Artísticas. Tendo como objetivos valorizar produções artísticas e formar e educar plateias, contribuindo para maior crescimento e visibilidade das artes no estado da Paraíba. Em 2023, somam-se doze anos consecutivos de atividades artísticas voltadas para infância e juventude.
PROGRAMAÇÃO GERAL
21/01 Parque Arruda Câmara/ Baixo Roger
13h30 – Recepção do público com Bonecos e personagens circenses
14h30 – Contação da história “Um conto de fadas” com Ana Valentin
15h00 – Performance Circense com Montagem Circus
15h30 – Apresentação do Millenium Circus
22/01 – Parque Solon de Lucena / Centro
15h30 – Cia de Dança Sérgio Nazza apresenta “As aventuras Dançantes de Amora, Carambola e Acerola”
16h30 Cia Mágico Bruno apresenta “Magicamente Divertido”
28/01 Parque Arruda Câmara/ Baixo Roger
13h30 – Recepção do público com Bonecos e personagens circenses
14h30 – Ciranda de Histórias com Dayane Bezerra
15h00 – Performance Circense com Montagem Circus
15h30 – Grupo Teatral Arretado Produções Artísticas apresenta “O Menor Circo do Mundo”
29/01 – Parque Solon de Lucena / Centro
15h30 – Baladinha do Pipi
16h00 – Cia Saltimbancos apresenta “A Revolta dos Bichos”
17h00 – Bailinho de Carnaval
SOBRE OS ESPETÁCULOS
Menor Circo do Mundo
Grupo: Arretado Produções Artísticas
Sinopse: O espetáculo tem caráter divertido, recreativo e de resgate das tradições circenses e promete levar o público ao riso e gargalhadas através de encenações inspiradas nos clássicos números circenses de palhaço. Um circo de pequeninas proporções e de grandes números. Tudo sem compromisso algum com as técnicas do circo, mas com a pureza e singeleza de desmontar o uso da técnica, com a intenção apenas de divertir e estimular a imaginação das crianças, jovens e adultos.
A Revolta dos Bichos
Grupo: Companhia de Artes Saltimbancos
Sinopse: Um Burro cansado e explorado, um Cachorro caçador doente e maltratado, uma Gata rejeitada e abandonada e uma Galinha cantora desiludida prestes a virar canja entram numa verdadeira aventura quando decidem não mais ser explorados e ir para a cidade grande para se tornarem artistas.
As Aventuras Dançantes de Amora, Carambola e Acerola
Grupo: Cia de Dança Sergio Nazza
Sinopse: Acerola convida suas amigas Amora e Carambola para participar de uma aventura dançante. Juntos, eles contam histórias divertidas e dançam muito.
Millenium Circus
Grupo: Millenium Circus
Sinopse: Em sua trajetória o palhaço Nervosinho mostra os bastidores da itinerante e agitada vida dos circenses despertando curiosidade do público com um espetáculo tradicional, cheio de palhaços, mágicos e malabaristas.
Baladinha do Pipi
Grupo: Palhaço Pipi
Sinopse: A baladinha é um show de músicas infantis e brincadeiras, comandada pelo Palhaço Pipi. Voltada para as famílias e crianças de todas as idades, a festa tem o intuito de resgatar a cultura das brincadeiras populares, como quebra-panela, pega-pega, peteca, corrida de saco e cabra-cega.
Um conto de fadas
Grupo: Ana Valentin
Com ludicidade e fantasia, a atriz, professora e contadora de histórias Ana Valentim envolve a criançada na história de uma fada que saiu do seu reino encantado a procura de sua estrela mágica que fugiu para a terra em busca de conhecer as maravilhas deste planeta que habitamos.
Ciranda de histórias
Grupo: Dayane Bezerra
Histórias da cultura popular e cantigas de roda embalam a grande CIRANDA DE HISTÓRIAS. São histórias cantadas e contadas através da forma cumulativa, que desenvolvem a memória, a atenção e a concentração, narradas pela encantadora de histórias Dayane Bezerra.