Arthur Araújo
Os festejos de Carnaval na cidade de João Pessoa contaram com a participação de 2 milhões de foliões e movimentaram cerca de R$ 100 milhões na economia da cidade. Estes foram os números apresentados pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra, que reuniram a imprensa para fazer um balanço da folia na Capital e anunciar novas medidas na Cultura, como a criação de uma comissão para planejar a festa para 2024.
“Fico feliz por termos atendido a energia que havia na cidade, de vontade de brincar o Carnaval. Fizemos uma grande festa, em parceria permanente com as associações e blocos, ouvindo e atendendo as demandas, com apoio da Prefeitura em cada etapa, mas queremos aprimorar isso e fazer cada vez melhor”, destacou Cícero Lucena. Além de criar uma comissão que já passa a discutir o próximo carnaval a partir de abril, o prefeito anunciou a realização da Paixão de Cristo 2023, no Parque Solon de Lucena, e a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora das Graças na Maternidade Cândida Vargas.
Economia – Após investir R$ 3 milhões nas festas carnavalescas em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura verificou a circulação de R$ 100 milhões na economia, dado da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Cerca de 2 milhões de foliões participaram da festa e a rede hoteleira registrou ocupação de 89%, resultando em uma arrecadação de mais de R$ 700 mil para o Município no que se refere ao Imposto Sobre Serviços, quase 30% a mais que em 2022.
A economia também girou para os trabalhadores. A folia gerou cerca de mil novas contratações, principalmente para auxiliares de cozinha e garçons. Também foram cadastrados 1.500 trabalhadores ambulantes que reforçaram a renda com vendas nas festas.
O diretor executivo da Funjope, Marcos Alves, avaliou a festa como um sucesso e destacou a valorização dos artistas locais e da cultura carnavalesca da cidade. “A partir de agora começamos a planejar 2024, que tende a ser maior e melhor, pois temos um produto a ser apresentado aos patrocinadores, atraindo mais investimentos. Mostramos profissionalismo e organização”, destacou.
Turismo – A expectativa da gestão municipal é de que a cidade receba muitos visitantes em breve. Isso pelo fato de João Pessoa ter sido cantada em dimensão nacional no desfile da Escola de Samba Dragões da Real, no grupo especial do carnaval de São Paulo. Após o desfile, o Google registrou 363 mil buscas pelo nome da cidade em todo o país, cumprindo a missão de divulgação do destino João Pessoa. Além disso, foram feitas 1.204 matérias em 429 veículos jornalísticos de todo o país.
Atuação permanente – Além de garantir atrações de impacto e apoio aos blocos e agremiações, a Prefeitura de João Pessoa atuou de forma permanente para o sucesso da festa. O bloco da limpeza, da Emlur, garantiu a higienização das vias logo após o encerramento dos blocos. O Samu registrou 177 atendimentos nos dias de festa e a Semob atuou com 140 agentes nos desvios, bloqueios e orientações. A Guarda Metropolitana atuou com 130 agentes em parceria com o Governo do Estado, que reforçou o policiamento com número de policiais que variou de 300 a 700.
Estiveram presentes no evento o secretário municipal do Turismo, Daniel Rodrigues, o vereador Marcílio do HBE, o presidente do Folia de Rua, Sérgio Nóbrega, e o presidente do Carnaval Tradição, Pedro Cândido.