Einstein e Grupo Boticário fazem parceria de inovação com pesquisa na área de bem-estar da mulher

PhD selecionado realizará pesquisa translacional sobre possíveis impactos de métodos contraceptivos no olfato feminino; inscrições vão até 10 de março

O Einstein e o Grupo Boticário lançam o Edital “Grupo Boticário: Estudo da Relação do Olfato Feminino e Contraceptivos”, projeto que vai selecionar um aluno PhD para realizar estudo que mapeie se o uso de anticoncepcionais hormonais e outros diferentes métodos podem impactar o olfato da mulher. A parceria se dá por meio do Programa Einstein de Inovação em Biotecnologia, lançado em junho do ano passado pela organização com o objetivo de fomentar pesquisas translacionais em biotecnologia e desenvolver novos produtos, em parceria com o Centro de Pesquisa do Olfato (CPO) do Grupo Boticário inaugurado em dezembro de 2021.

Quem for selecionado irá conduzir o estudo ao longo de 12 meses na Eretz.bio Biotech, que fica sediada no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman, em São Paulo, contando com apoio dos especialistas e da estrutura do Einstein e com suporte do time do Grupo Boticário.

“O Brasil é um país que tem um potencial enorme em Biotecnologia aplicada à saúde e, agora, nosso Programa ganha um parceiro importante como Grupo Boticário. Essa aliança representará um catalisador para as possibilidades da biotecnologia no setor voltado ao bem-estar e saúde da mulher”, afirma Rodrigo Demarch, diretor de Inovação do Einstein.

A parceria, segundo o Grupo Boticário, irá fomentar e difundir conhecimento sobre o olfato para além dos desdobramentos comportamentais, visando também a qualidade de vida. “A iniciativa tem como ponto de partida a inter-relação entre o olfato e os demais sentidos no uso de métodos contraceptivos, bem como buscar respostas fisiológicas e comportamentais. O aroma marca momentos, nos transporta entre tempos e resgata emoções vividas – foi partindo da afetividade acerca do olfato que surgiu o Centro de Pesquisa do Olfato no final de 2021 e, consequentemente, esta parceria”, explica Cesar Veiga, Perfumista do Grupo Boticário.

A parceria do Centro de Pesquisa do Olfato (CPO) – iniciativa do Grupo Boticário dedicado ao estudo do sentido, por meio do desenvolvimento tecnológico e científico, com o objetivo fomentar e difundir conhecimento em torno do tema – faz parte de um projeto do Grupo para alavancar o potencial de pesquisa, desenvolvimento e inovação até 2023.

 

Como se candidatar

Para se candidatar, é preciso acessar o hotsite do edital no link https://eretz.bio/edital-boticario/ até o dia 31 de março. A seleção será realizada em quatro fases. Na primeira etapa, o participante deverá enviar a documentação solicitada, que contempla: currículo lattes, carta de apresentação descrevendo a experiência em relação às qualificações básicas e preferenciais do programa, carta de recomendação profissional e um projeto na área de biotecnologia aplicada à saúde no tema de impacto dos métodos contraceptivos hormonais no olfato das mulheres.

As outras três etapas consistem em: pré-seleção com análise curricular e de documentação, e curadoria dos projetos do ponto de vista técnico e regulatório – feitas pelos especialistas do Programa Einstein de Inovação em Biotecnologia e do Grupo Boticário; além de banca final em formato presencial ou virtual, com 20 minutos para apresentação e 30 minutos para arguição.

Como parte da pesquisa translacional, isto é, visando levar os resultados do estudo ao mercado, o edital contempla também uma bolsa para o PhD. selecionado, capacitação na área de empreendedorismo em saúde e oportunidade para entender todas as etapas necessárias no desenvolvimento de um novo produto na área de biotecnologia.

Kamyla Mesquita

Vivass Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui