A ginástica laboral para os servidores municipais já é uma realidade em 15 secretarias e serviços, além dos gabinetes. As atividades são coordenadas pelo programa Saúde em Movimento, que busca implementar a ginástica laboral na Prefeitura de João Pessoa. Em cada local, as atividades são realizadas duas vezes por semana com aulas de 15 minutos.
Um dos locais que passaram a ser atendidos é a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). “Estamos iniciando as atividades de ginástica laboral para os servidores da Emlur e também levaremos para outros serviços da Prefeitura de João Pessoa, alcançando um número ainda maior de colaboradores, proporcionando bem-estar e maior produtividade”, destacou o coordenador do programa Saúde em Movimento, Nícolas Travassos.
Conforme o instrutor da ginástica laboral, Adriano Vallo, a atividade previne o servidor contra lesões, sendo uma oportunidade de pausa no trabalho e de relaxamento. Além disso, pode potencializar a produtividade do trabalho.
A secretária da Diretoria de Recursos Humanos da Emlur, Isabel Duarte, está achando a atividade maravilhosa. “É bom para quem trabalha sentado na maior parte do dia. É um serviço que chegou em boa hora. Vamos desenvolver melhor nosso trabalho e relaxar, por meio dos exercícios”.
A ideia de trazer o serviço foi do superintendente executivo da Emlur, Igo Morais, juntamente com o diretor de Recursos Humanos, Roberth Kennedy. “Na política do prefeito Cícero Lucena de cuidar do próximo, queremos cuidar das pessoas de nossa casa. Ao fazer os exercícios de alongamento, contribuímos para momentos de harmonia e coleguismo”.
As atividades são realizadas de sala em sala, às segundas e quartas-feiras, mas, conforme Roberth Kennedy, a ideia é, ao menos uma vez por mês, reunir os servidores na Praça Sustentável da Emlur, para um momento de descontração. “Poderemos até colocar um pouco de música para proporcionar uma brincadeira sadia para todos”.
Saúde em Movimento – Além da ginástica laboral nos serviços da rede municipal, o programa Saúde em Movimento incentiva a prática de exercícios físicos, orientados por profissionais de Educação Física, em 32 pontos da Capital, incluindo praças, academias de saúde e Unidades de Saúde da Família.
Atualmente, o programa conta com aproximadamente 3,5 mil participantes. Quem tiver interesse em participar, deve procurar um dos pontos e fazer um cadastro junto à equipe. Pela manhã, as atividades funcionam de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30. Já nos turnos da tarde e da noite, as aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 17h às 19h.
Fotos- Carlos Nunes