A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon–PB) lança, nesta quarta-feira (15), quando se celebra o Dia Mundial do Consumidor, o Cadastro de Reclamação Fundamentada ano-base 2022. O lançamento acontece no auditório da sede da Autarquia, localizada na Av. Almirante Barroso, 693, às 15h.
O Cadastro de Reclamação Fundamentada é um documento produzido pelo Procon-PB que apresenta as empresas e os setores mais reclamados. Também são divulgados os índices de soluções, que servem como parâmetro para os consumidores conhecerem os fornecedores mais reclamados e como eles atendem as demandas de seus clientes.
O documento reúne e monta um Ranking Estadual com os 50 fornecedores, isto é, empresas ou grupo de empresas que mais geraram reclamações fundamentadas em um período de 12 meses. Essas reclamações são as demandas de consumidores que, não solucionadas em um primeiro atendimento, geraram a abertura de processo administrativo.
Segundo a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, o Cadastro de Reclamação Fundamentada é essencial para o consumidor ter uma visão de como os fornecedores tratam os outros consumidores.
O Cadastro proporciona também o acesso a outras importantes informações, tais como: a forma correta de consulta e pesquisa, gráficos comparativos, além da explicação do que é o ProConsumidor, um sistema de apoio ao consumidor.
Nos últimos anos, por decisão consensual dos Procons, esta publicação tem ocorrido na mesma data por todos os órgãos do país para potencializar os efeitos da divulgação.
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