O lançamento do livro ‘DO ESTAR NO AINDA – Haikais’, de Paulo Marcondes Ferreira Soares e Túlio Velho Barreto, acontecerá neste sábado 18, a partir das 18h, no BRICKTOP’S CAFÉ, na Avenida Guarabira, 501 – Manaíra, João Pessoa (PB).
DO ESTAR NO AINDA tem 170 haikais criados durante a pandemia, a partir do poema “Na poesia da vida”, escrito por um de seus autores.
Ao compartilhar os mesmos versos do poema para iniciar cada um dos haikais, de certa forma, Paulo Marcondes e Túlio Velho Barreto abraçaram a tradição japonesa do tanka – estrutura poética que deu origem ao haikai –, em que cada autor escreve uma de suas duas estrofes.
Mantidos como foram concebidos, os 170 haikais que compõem o livro encerram e pulsam espontaneidade e simplicidade, como tanto preconizava e praticava Matsuo Bashô (1644-1694), o grande mestre japonês dessa linguagem poética milenar.
Mas, ressalte-se, os tercetos de DO ESTAR NO AINDA estão inseridos igualmente no contexto da produção dos poetas que, entre nós, abrasileiraram o haikai. No caso dos autores deste livro, trata-se também de celebrar a amizade e a vida. Pois, ao escrevê-lo, romperam, poeticamente, o isolamento social a que todos e todas nós, comprometidos com a vida, tivemos que cumprir por longos meses.