Ângela Costa
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou o plantio de 90 mudas de árvores nativas, na manhã deste sábado (18), no Parque Parahyba III, no bairro do Bessa. A ação integra o programa de Plantio Urbano da Semam, iniciado no mês de fevereiro deste ano. A estimativa é que até o final do ano sejam plantadas 25 mil árvores em toda a cidade.
O diretor da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar), Anderson Fontes, explicou que essa intervenção foi dividida em três etapas: 30 mudas foram plantadas na quinta-feira (16), mais 30 na sexta-feira (17) e outras 30 neste sábado (18), totalizando 90 mudas – simbolizando uma para cada ano de existência do Rotary Club.
“Esta é uma ação de homenagem aos 90 anos do Rotary Club, que é nosso parceiro. Todas as mudas estão sendo plantadas com adubação orgânica e química (NPK) com a utilização da tecnologia do hidrogel, devido ao solo do Parque Parahyba III apresentar uma grande deficiência nutricional”, afirmou Anderson Fontes.
Segundo ele, a equipe vai acompanhar de perto o desenvolvimento dessas mudas, principalmente em relação ao preparo dos berços que recebem as mudas. “Após 15 dias estaremos realizando outra adubação com elementos orgânicos para garantir que essas mudas se transformem em árvores. Essa ação também é um laboratório para os futuros plantios, a exemplo do Parque da Cidade, que será feito no local onde funcionava o Aeroclube”, ressaltou.
Durante a ação, os técnicos repassam orientações à população sobre o plantio, espaço adequado para o cultivo e a manutenção das árvores. Além dos parques, o programa de Plantio Urbano vem realizando ações em diversas áreas como praças, canteiros centrais (de ruas e avenidas), escolas públicas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em condomínios entregues à população pela Prefeitura e na recuperação de áreas degradadas.
Em 2021 foram plantadas e distribuídas 14.138 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. Em 2022, chegou a 17 mil, dessas 5.850 foram doadas e as demais utilizadas na restauração de inúmeras áreas da Capital.
Viveiro – As mudas são produzidas no Viveiro Florestal de Plantas Nativas, que é administrado pela Semam, localizado no bairro Valentina Figueiredo. O Viveiro trabalha com espécies de plantas da Mata Atlântica, principal bioma onde está inserida a cidade de João Pessoa.
A produção é feita a partir da coleta de sementes feita de árvores consideradas matrizes, encontradas em vários pontos do Estado, posteriormente são selecionadas, beneficiadas e transformadas em mudas.
As principais espécies cultivadas são: Sibipiruna, Pau-brasil, Pau Formiga, Jacarandá, Castanheira do Maranhão, Castanha do Pará, Ipêzinho de Jardim, Guapuruvú, Barriguda, Craibeira e Chichá, além dos Ipês Rosa, Amarelo, Branco e Roxo.
Serviço – A população pode adquirir mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no Viveiro Florestal (rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº – bairro Valentina Figueiredo). Aberto de segunda a sexta, das 8h às 16h. São doadas até duas mudas por pessoa.