Fernando Cavalcanti
O propósito nos move.
É a partir dessa afirmação, que quero começar a falar sobre a importância do seu negócio ter claramente definido, o propósito pelo qual existe.
De acordo com estudos realizados pela Harvard Business School, nos últimos anos, negócios orientados por um propósito tiveram crescimento de 85%. Em contrapartida, empresas sem propósito definido, tiveram queda no desenvolvimento, realidade que influencia, diretamente, os profissionais que trabalham nessas organizações.
Se um profissional está em uma empresa que não enxerga ou sabe qual a razão para sua existência, como irá entender a diferença e impacto que seu trabalho tem ali? Uma vez que 90% de pessoas que trabalham em empresas com propósito, sentem-se mais motivadas?
E não é segredo que quando se tem profissionais engajados, como resultado, vê-se um crescimento e desenvolvimento cada vez mais acelerado do negócio. Tarefas e metas são exercidas com mais dedicação e empenho. O propósito consegue fazer com que as pessoas trabalhem não só com a mente, mas com o coração, afirma a gerencia do REA Group, da lista das 25 empresas australianas que mais atraem talentos.
Pessoas felizes, sem dúvidas, vão entregar mais.
O propósito, de fato, definirá o tamanho do seu negócio, ele norteará onde você quer e vai chegar. É o que faz você ter orgulho da sua marca, a razão pela qual a sua empresa existe no mercado. Ele precisa ser comunicado de forma clara e objetiva, tanto para o público interno, como o público externo.
A partir do momento que seu público entende qual o seu compromisso como marca, os resultados vêm de forma natural (seja ele no quesito financeiro ou de credibilidade). Tudo que você fizer dentro da sua empresa, será guiado pelo seu propósito, mantendo a uniformidade e incentivando cada vez mais a transformação.
Para os consumidores, a confiança também é influenciada pelo propósito.
Segundo a PPI Brasil 2021, pesquisa realizada com o objetivo de estimar o valor, impacto e percepção do propósito corporativo e seu nível de influência sobre o comportamento das pessoas (tanto para consumir, quanto para recomendar ou trabalhar em uma empresa), 90% dos participantes relataram confiar em organizações que possuem um propósito, especialmente se alinhados aos seus próprios valores.
Grandes marcas são reconhecidas por materializar o propósito tanto em seus produtos, quanto em atitudes, como a Disney, por exemplo. “Fomentar a felicidade” ou “Promover e propagar a felicidade”, são sínteses do propósito que norteia as ações da empresa, sínteses que são reconhecidas pelo público da companhia ao associarem, imediatamente, os dizeres à marca.
O fato é que hoje estamos em uma constante mudança de comportamento da sociedade, o mundo dos negócios seguirá em contínua pressão global e, principalmente, local. O propósito de uma empresa, mesmo que implícito (com a divulgação ou não divulgação de intenções sociais), continuará influenciando o desenvolvimento do negócio. E não só isso, ele seguirá definindo o modo como a organização é enxergada por toda a cadeia de relações.
Sobre o autor
Fernando Cavalcanti
Economista, vice-presidente e sócio do NWGroup, tem buscado intensificar o processo de profissionalização e competitividade do grupo, além da busca constante pela inovação para promover impacto positivo na gestão empresarial e financeira, gerando economia de tempo e custos aos clientes atendidos.
Iniciou sua trajetória profissional no NWADV (Nelson Wilians Advogados) em 2009, na área institucional, com atuações nas filiais de Belo Horizonte, Santos e Campinas. Em 2017, como assessor da presidência do escritório Nelson Wilians Advogados, passou a exceder suas atividades em São Paulo. Hoje, o executivo soma às suas responsabilidades de vice-presidente e sócio, os cargos de Diretor Financeiro do Instituto Nelson Wilians.