Orquestra Sinfônica Municipal realiza concerto no Centro Cultural São Francisco

A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), sob a regência e direção artística do maestro Laércio Diniz, realiza concerto nesta sexta-feira (5), no Centro Cultural São Francisco, Centro Histórico da cidade. A programação segue a sequência da série ‘A integral das Sinfonias de Beethoven’ e começa às 19h.

“É sempre uma alegria e um contentamento para a Funjope fazer esse concerto da Orquestra Sinfônica. Primeiro, porque reafirmamos uma tradição de música instrumental extremamente importante na cidade de João Pessoa e também afirma a valorização desse equipamento cultural que é o Centro Cultural São Francisco, o nosso museu de inspiração e arquitetura barroca de valor único para João Pessoa e toda a Paraíba”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

O concerto começa com a obra ‘Lamento para Cordas’, do compositor Alexandre Guerra. Em 2019, ele foi residente da Orquestra, estreando e tocando várias de suas obras junto com os demais músicos. “O ‘Lamento para Cordas’ teve como inspiração o artigo da jornalista Eliane Brum sobre o drama vivido pela tribo Araweté e sua saga pela sobrevivência no Norte do Brasil. A primeira gravação foi com a Orquestra Sinfônica de Budapeste sob regência do compositor”, explica o maestro Laércio Diniz.

No início do ano de 2023, com as notícias sobre a situação delicada vivida pelos Yanomamis, o compositor se sensibilizou e colocou à disposição das orquestras a partitura da obra ‘Lamento para Cordas’ como uma forma de contribuir com as campanhas em defesa dos indígenas brasileiros.

A Sinfonia nº 7 em Lá Maior Op. 92., envolve o I. Poco sostenuto – Vivace; II. Allegretto; III. Presto e IV. Allegro con brio. Ela estreou em Viena, em dezembro de 1813, num concerto em benefício de soldados feridos na Batalha das Nações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui