João Azevêdo faz apelo a paraibanos sobre importância da vacinação das crianças contra a gripe

Em mensagem de vídeo, o governador João Azevêdo fez, nesta segunda-feira (8), um apelo aos pais e responsáveis acerca da importância da vacinação contra a Influenza no público infantil. O alerta do chefe do Executivo estadual ocorre em virtude do aumento do número de casos de sintomas gripais em crianças na Paraíba e ao baixo índice da cobertura vacinal na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade.

“Pouco menos de 27% das crianças entre seis meses a seis anos de idade foram imunizadas. Só entre março e a primeira semana de maio, mais de 48 mil atendimentos de crianças com sintomas de gripe foram realizados nas unidades de saúde. E dos 12 óbitos ocorridos este ano por Síndrome Respiratória Aguda Grave no Estado, a metade foi de crianças”, observou o gestor.

João Azevêdo também informou que, diante do aumento de casos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), elaborou um Plano de Ação, ampliando os leitos pediátricos, tanto de enfermarias, quanto de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), mas reforçou a importância de prevenir a doença.

“São 385 leitos pediátricos em todas as regiões do estado para atender ao público infantil, mas a prevenção é o melhor e mais eficaz remédio. Procure um dos postos de vacinação espalhados nos 223 municípios do estado e atualize o calendário vacinal dos nossos pequenos. Abrace essa campanha conosco. Vacinar também é um ato de amor e nossas crianças merecem e precisam do nosso cuidado”, concluiu.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, entre março e a primeira semana de maio, as unidades de saúde de porta aberta receberam mais de 48 mil casos de crianças com sintomas respiratórios. Apenas na última semana foram realizadas cerca 60 regulações para internação de crianças com o agravo da doença.

O Plano de Ação da SES prevê o incremento de leitos em unidades de todo o estado e na última semana foram abertos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, outros 26 no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, sendo 13 de UTI e outros 13 de enfermaria. Outros 73 leitos estão previstos para serem abertos ainda esta semana nos municípios de João Pessoa, Cajazeiras, Patos e Sousa, para atender a toda a Paraíba.

Com a ampliação, a Paraíba passa a contar com 385 leitos para atender a demanda crescente por leitos pediátricos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui