O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), que faz parte da rede de saúde da Prefeitura de João Pessoa, segue investindo na política de valorização e cuidados com seus colaboradores. E é com esse objetivo que a unidade está ampliando o projeto de Cooperação em Saúde Mental, que agora disponibiliza atendimentos psicológicos e práticas integrativas aos servidores também no turno da noite.
“O objetivo do projeto é promover e cuidar da saúde mental dos funcionários e estagiários. E agora, os profissionais do Hospital Municipal Santa Isabel que desenvolvem atividades laborais em plantões noturnos poderão, também, receber atendimentos psicológicos e serem contemplados com práticas integrativas”, explica a enfermeira e psicóloga Karla Fernandes de Albuquerque, coordenadora do projeto.
O programa, que também atende servidores da rede municipal de saúde, tem recebido grande adesão dos servidores, principalmente dos que atuam nas unidades de terapia intensiva. Karla lembra que os profissionais passaram por grande estresse, provocado pela pandemia da Covid-19.
“Durante a pandemia, os profissionais se doaram, atuando para salvar vidas. Todo o efetivo do HMSI voltou-se ao cuidado às vítimas da Covid-19. Esse público, sobrevivente da pandemia, recebe hoje, por meio desse projeto, apoio, escuta, acolhida e cuidado em saúde mental, em ambiente terapêutico e no espaço de práticas integrativas do Centro de Estudos do hospital”, ressalta.
O projeto prevê suporte aos servidores com seis focos de atuação. Além do espaço terapêutico, através da escuta psicológica, também conta com o auxílio de uma equipe multidisciplinar desenvolvendo práticas integrativas, como auriculoterapia, aromaterapia, cromoterapia, meditação guiada, ventosaterapia, acumpuntura, ioga e massagem.
As atividades são realizadas no Centro de Estudo do Santa Isabel, com parceria de instituições como a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), Faculdade Três Marias (FTM), Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (FESVP), FTD Sistema de Ensino e Faculdade Santa Maria (FSM), além de professores e profissionais de saúde.
Glaudenice Nunes
Fotos: assessoria