Realizar o sonho de ser mãe de pet. Foi com esse objetivo que a estudante Alice Falcone saiu de casa na tarde deste sábado (29) em direção ao Parque Parahyba II. Ela viu nas redes sociais que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) iria promover a maior feira de adoção animal da Paraíba e convenceu a mãe a adotar uma cadela. “Minha mãe era resistente à ideia, mas eu sempre quis. Resolvi trazer ela até aqui e consegui convencê-la. Estou muito feliz, ainda tô pensando em um nome bem diferente para batizá-lá”, brincou.
A iniciativa ‘Adotar é o Bicho’ foi promovida pela Semam, das 15h às 19h, e garantiu a adoção de mais de 70 animais, entre cães e gatos, todos vermifugados e com a castração garantida pela Prefeitura de João Pessoa. Como a maioria é filhote, as equipes da Semam passam todas as informações e, quando chegarem na idade certa para castrar, a cirurgia já é garantida pela Administração Municipal. Espalhados pelo Parque Parahyba II, vários estandes de parceiros que viabilizaram a realização do evento, além de um ponto do programa municipal Banco de Ração, que garante a distribuição do produto para ONGs de cuidadores de animais, que resgatam esses bichinhos das ruas.
“Já doamos mais de três toneladas de ração para cuidadores cadastrados na Prefeitura. Recentemente demos entrada no processo de compra de mais 15 toneladas que deverão ser distribuídas ainda esse ano. A iniciativa é uma lei de 2019, mas que só agora foi colocada em prática na atual gestão. E hoje estamos aqui promovendo o maior evento de adoção já feito na Paraíba, com mais de 70 animais. Também estamos ofertando outros serviços, como vacinação animal, orientação veterinária, distribuição de brindes por parte dos parceiros e doação de mudas”, explicou Ítalo Oliveira, diretor de Bem-Estar Animal da Semam.
Andrezza Carla
Fotos: Sérgio Lucena