O Hospital Alberto Urquiza Wanderley recebeu nesta terça-feira (15), oficialmente, o certificado de renovação da Acreditação QMentum, na categoria Diamond. O selo é concedido às instituições que investem na segurança do paciente, seguindo padrões internacionais de qualidade. No Brasil, apenas 1,6% dos hospitais tem essa certificação.
A entrega foi feita pelo médico Rubens Covello, sócio-fundador da Quality Global Alliance (QGA), instituição responsável pela avaliação e certificação do Hospital Alberto Urquiza, que integra a rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa, maior plano da Paraíba com uma carteira de 165 mil clientes. “O foco é no paciente, porque a gente está preocupado com a qualidade da assistência, a gente está preocupado em errar cada vez menos. A gente está preocupado como é a gestão no acesso desse paciente, como é que ele caminha dentro da rede Unimed”, declarou.
A solenidade de entrega foi realizada, no final da manhã, no auditório do hospital, e reuniu médicos, diretores e colaboradores. “Vocês são diferentes, da forma como fazem, os resultados que alcançam e os indicadores de desfecho, sempre prezando pela qualidade e eficiência”, disse Covello.
*ASSISTÊNCIA COM SUSTENTABILIDADE*
O presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, destacou as práticas sustentáveis adotadas pela gestão e da entrega de cada um que faz parte da Cooperativa na busca por resultados satisfatórios, como é o caso da Acreditação Internacional. “Nos unimos para exercer uma medicina ética, oferecer uma assistência de qualidade para basear nossas decisões em princípios hipocráticos, éticos e fornecer para o indivíduo o que ele precisa da melhor forma, com eficiência e qualidade assistencial”, destacou Gualter Ramalho.
O empenho da equipe em prol dos pacientes e da melhor eficiência nos resultados e responsabilidade com os protocolos e indicadores foi um dos pontos destacados pelo gestor clínico e técnico do Hospital Alberto Urquiza, José Calixto da Silva Filho. “[A conquista] É uma demonstração do comprometimento de todo corpo clínico e assistencial que faz esse hospital. Nós trabalhamos a governança e a gestão dos processos com exigência, colocando os pacientes no centro”, afirmou.
A solenidade contou ainda com a presença da gestora Operacional do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Yuzeth Nóbrega de Assis Brilhante, e do médico Petrúcio Abrantes Sarmento.
*REFERÊNCIA*
A Acreditação QMentum é renovada a cada três anos. O resultado da avaliação de recertificação já havia sido divulgado em junho passado, mas faltava a entrega oficial, que ocorreu nesta terça. Para ser recertificado, o hospital passou por uma minuciosa avaliação da QGA. “Hoje, nós estamos inseridos no grupo de elite de instituições internacionais que colocam o paciente no centro do cuidado e trabalham a governança profissionalmente”, comemorou José Calixto.
O Hospital Alberto Urquiza Wanderley tem certificado de qualidade desde 2010, quando recebeu a Acreditação nacional, sendo o primeiro da rede privada da Paraíba a ter a certificação. Em 2020, conquistou a Acreditação QMentum.
Com uma estrutura de ponta, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley é pioneiro em procedimentos de alta complexidade. Foi o primeiro da Paraíba a realizar transplantes de coração (2004), fígado (2004) e rim (2009).
Durante a pandemia de covid-19, a unidade se destacou pelo desempenho na assistência. Com a adoção de terapias inéditas na Paraíba, novos protocolos e equipe treinada, o hospital alcançou resultados que se equiparam aos dos grandes centros de saúde do país.