A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta quarta-feira (16), para instalar a Secretaria da Mulher da Casa. Uma iniciativa pioneira, liderada pelo presidente Adriano Galdino, que demonstra o compromisso em promover ações efetivas para combater a violência contra as mulheres e garantir seus direitos. O evento, proposto pela deputada Doutora Paula, aconteceu no plenário “Deputado José Mariz” e reuniu autoridades, entidades representativas e parlamentares.
A deputada Doutora Paula ressaltou que a existência de mais uma secretaria voltada para as mulheres é um marco, não apenas na Paraíba, mas também no Nordeste. “A busca pela igualdade de gênero e pelo empoderamento das mulheres é uma luta constante e necessária em nossa sociedade. A instalação da Secretaria das Mulheres na Assembleia Legislativa da Paraíba é um passo importante nesse caminho”, disse.
Doutora Paula acrescentou que o “principal foco da Secretaria é cuidar das mulheres, atuando de forma abrangente em todo o estado”. “A questão do feminicídio, infelizmente ainda presente em nossa sociedade, será constantemente lembrada e combatida, para não aceitar que mulheres sejam vítimas de violência dentro de seus lares ou sejam assassinadas simplesmente por serem mulheres”, declarou.
A deputada Francisca Motta ressaltou que “a instalação da Secretaria das Mulheres na Assembleia Legislativa traz consigo a esperança de um futuro mais igualitário e seguro para todas as mulheres paraibanas”. “Que essa iniciativa inspire outras instituições a seguirem o exemplo, promovendo maior representatividade e proteção às mulheres em todas as esferas da sociedade. Somente juntos poderemos construir um mundo onde todas as pessoas, independentemente do gênero, tenham seus direitos respeitados e suas vozes ouvidas”, disse
A deputada Silvia Benjamin destacou que é hora de fortalecer ainda mais essa causa em defesa das mulheres paraibanas. “A união entre as mulheres é fundamental, e é por isso que estou extremamente feliz em participar da instalação da Secretaria da Mulher na Assembleia Legislativa. Essa iniciativa será um recurso valioso para nós, deputadas, no combate à violência que muitas vezes sofremos no campo político. Neste mês de Agosto Lilás, dedicado à conscientização sobre a violência contra a mulher, estamos realizando uma sessão especial para combater todos os tipos de agressão. Juntas, podemos fazer a diferença e construir um futuro mais igualitário e seguro para todas as mulheres paraibanas”, afirmou.
A secretaria municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Nena Martins, disse que essa conquista era necessária há muito tempo, afinal, a ALPB representa, não apenas a população em geral, mas também as mulheres. “É reconfortante saber que sempre teremos palavras de apoio e conforto vindas dessas mulheres fortes e corajosas. Esta inauguração representa uma realização significativa para a Paraíba e estou emocionada em testemunhar esse marco histórico”, disse a secretária.