Os serviços de saúde seguem uma série de condutas e protocolos para garantir a segurança do paciente durante um atendimento. Essas medidas se tornam mais efetivas quando contam com o apoio dos pacientes, sempre que o estado de saúde permitir, ou dos acompanhantes. O fornecimento de informações como alergia a medicamentos, lavar as mãos, conceder dados para a sua identificação de forma precisa e ficar atento às orientações estão entre as iniciativas que dão suporte aos profissionais durante o atendimento.
Para aumentar a segurança no ambiente hospitalar, é preciso que haja comunicação entre o paciente e os profissionais envolvidos no atendimento, gerando maior confiança e satisfação no cuidado recebido. “Para os pacientes serem engajados eles têm que ser orientados dentro das instituições de saúde em relação ao atendimento que vai ser prestado, cuidados que irão receber. Os profissionais precisam ter transparência de explicar todos os procedimentos e assistência que vai ser para que realmente os pacientes se sintam empoderados e engajados e também contribuam para que não aconteça eventos adversos na instituição”, explicou a enfermeira e coordenadora de Serviços Próprios da Unimed do Brasil, Martha Augusto.
*SEMANA DE DEBATES*
A enfermeira Martha Augusto fez a palestra de abertura, nesta segunda-feira (11), da Semana de Segurança do Paciente do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa. No próximo domingo (17), é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente e até sexta-feira (15), haverá uma programação voltada para os profissionais de saúde da unidade e, na quinta-feira (14), terá uma atividade específica para pacientes e acompanhantes sobre como contribuir para a segurança.
O gestor clínico e técnico do Hospital Alberto Urquiza, José Calixto da Silva Filho, destacou a importância das orientações dos profissionais para o engajamento dos pacientes nas medidas de segurança. “Antes de tudo, temos que ter empatia com o paciente e seus familiares. O paciente tem que ser ouvido e informado. Dessa forma, nos ajuda a evitar incidentes e a melhorar a qualidade no atendimento”, reforçou.
*ORIENTAÇÕES*
A equipe do Hospital Alberto Urquiza Wanderley elaborou a cartilha “Segurança do Paciente” com orientações importantes para quem precisar de assistência na unidade. O material completo fica disponível no Portal Unimed JP (https://bit.ly/3PfrlwL ), mas abaixo trazemos um resumo das principais orientações:
– Forneça informações sobre alergias, doenças preexistentes e medicamentos em uso (contínuos ou não);
– Pergunte aos profissionais que estão cuidando de você sobre os procedimentos que serão necessários e recomendações;
– Confira as normas internas do hospital e siga adequadamente;
– Informe seus dados corretamente e confira se está tudo certo na pulseira de identificação;
– Fique atento à sua identificação antes de ser submetido a algum procedimento ou ingestão de medicamento ou alimentação;
– Certifique-se de que a equipe do hospital conferiu seus dados antes de qualquer atendimento/procedimento;
– Informe ao profissional de enfermagem caso de mal-estar, após a ingestão de medicamentos ou realização de algum procedimento;
– Fique atento às recomendações médicas e procure os profissionais em caso de dúvidas;
– Higienize as mãos e confira se os profissionais que estão ministrando medicamentos, bem como acompanhantes e visitantes fizeram o mesmo antes de tocar em você.