A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, participou, na noite dessa terça-terça-feira (26), em Fortaleza (CE), da abertura da 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce). O evento, do qual participam 12 artesãos paraibanos, será realizado até o próximo domingo (1°), no Centro de Convenções do Ceará.
A Fenacce, que na abertura teve a apresentação de Waldonys, conta com a participação de 1,5 mil artesãos das cinco regiões do País. A entrada é solidária, incentivando a doação de dois quilos de alimentos para acesso ao pavilhão, e o estacionamento é gratuito. Para a edição 2023, a expectativa de público é de 40 mil pessoas durante os seis dias de evento.
Durante a abertura do evento, Ana Maria Lins ressaltou que a participação dos artesãos paraibanos na Fenacce é mais uma oportunidade para o segmento. “A Fenacce tem a participação de artesãos e artesãs de todas as regiões do País, sendo uma grande janela de oportunidades para os nossos artesãos e artesãs. Semana passada, o Governo da Paraíba inaugurou o Centro de Referência do Artesanato Paraibano, um grande local de inovação e desenvolvimento do segmento no Estado. São muitos os incentivos que vêm transformando o nosso artesanato”, disse.
A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, destacou que a participação dos artesãos paraibanos na 5ª Fenacce vem ao encontro da política de fortalecimento do artesanato adotada pelo Governo da Paraíba. “A Fenacce é o encontro do artesanato de todo o País, de exposição e venda, e está dentro da ação do Programa do Artesanato Paraibano, que tem adotado uma política pública de valorização do artesão”, comentou.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, falou da expectativa nesta 5ª edição da Fenacce. “A Paraíba, com certeza, vai repetir o sucesso do ano passado, ocasião em que vendeu mais de 100 mil reais. O mercado cearense abraçou o nosso artesanato com muito carinho. Nossos artesãos estão muito animados, inclusive na abertura da feira já venderam muito bem. Estamos com uma diversidade imensa de produtos”, ressaltou.
Sentimento compartilhado pela artesã Isa Brito, de Boqueirão. “O incentivo do Governo da Paraíba para a gente participar de uma feira como essa é muito grande, porque ajuda na divulgação do nosso produto. Eu participo de todas as feiras, e sem a ajuda do Governo eu não conseguiria”, observou a artesã que trabalha com tecelagem.
A abertura da 5ª edição da Fenacce contou, ainda, com a participação da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas; Onélia Santana, secretária de Proteção Social do Ceará; Raissa Rossiter e Samuel Antero, ambos do Programa do Artesanato Paraibano (PAB)/Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC); Durcelice Cândida Mascene, gerente de projetos do Artesanato do Sebrae nacional; e André e Maristela Pavan, organizadores do evento.
Com a participação de 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, a 5ª edição da Fenacce tem cerca de 1.500 artesãos e 320 expositores, e recebe, pela segunda vez seguida, a Rodada Internacional de Negócios com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae e ApexBrasil, com compradores internacionais de 10 países como China, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Áustria, EUA, Japão e Jordânia.