A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), está realizando, até esta terça-feira (17), no Cabedelo Clube, o evento Caça ao Tesouro do SAEB.
A ação organizada pela Coordenação dos Anos Iniciais tem como objetivo a consolidação das ações já realizadas no segmento dos anos iniciais, desde o início do ano letivo, com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
As atividades envolvem aproximadamente 673 alunos matriculados nos 5º anos, com aulas preparatórias ministradas pelos professores atuantes no segmento. Na segunda-feira (16), foram contemplados os alunos das escolas localizadas no pólo Centro Camalaú Nesta terça-feira (17) é a vez do alunado das escolas do Renascer, Poço e Jacaré, cada turma em seu respectivo horário de matrícula.
A iniciativa da Caça ao Tesouro do Ideb objetiva contribuir com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), reconhecido como conjunto de avaliações externas em larga escala que permite um diagnóstico da educação básica. Esse diagnóstico, juntamente com o Censo Escolar, é que vão compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) brasileira. Participam da prova alunos do 5 e 9 anos, que representam o final de ciclo de cada etapa do ensino fundamental. As provas, que acontecem a cada 2 anos, devem ser aplicadas no período de 23 de outubro a 10 de novembro.
“Os processos de avaliação que definem o Índice de Desenvolvimento da Educação se aproximam e o município vem adotando ações que visam a melhoria do desempenho dos alunos da rede. Já desenvolvemos, por exemplo, o Sextou Ideb, com alunos dos 9º anos, e, agora, neste momento, realizamos Caça ao Tesouro, focando nos alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental. Tais ações objetivam, sobretudo, mobilizar o alunado e consolidar os conhecimentos adquiridos com vistas a garantir uma atuação consequente nos testes que virão”, declarou a secretária de educação, Priscila Rezende.
Os encontros constaram de aulões com os professores da rede, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, em aulas de caráter de revisão de conteúdos já vistos em sala. O evento conta ainda com momentos musicais e com gincana possibilitando às nossas crianças uma aprendizagem prazerosa como por exemplo a “Gincana das Habilidades “um tipo de “passa ou repassa” onde os estudantes respondem questões de foco do SAEB.
“Esse é um momento de extrema importância para educação pública do município, pois se trata de uma preparação para um evento significativo: as provas do Saeb. Os encontros foram marcados por uma didática propícia ao público-alvo, com foco na dinâmica e na interatividade de forma a contemplar a revisitação das habilidades exigidas neste momento, contribuindo para uma melhor preparação dos nossos alunos visando essa importante avaliação”, disse a coordenadora do ensino fundamental/anos iniciais, Maíra Balbino.
“É a partir dos resultados que o município pode repensar a educação e direcionar olhares mais atentos para que possamos consolidar a educação de cada criança em sua faixa etária, corrigir as distorções e diminuir a desigualdade. Afinal, é por meio da educação, da leitura e da escrita, que podemos tirar os alunos da margem de exclusão. A avaliação compõe uma fotografia da realidade do município em relação à educação, ou seja, são dados que vamos poder usar melhoria qualitativa, por meio da visualização dos pontos em que precisamos melhorar e na potencialização dos nossos pontos fortes”, concluiu Maíra.