Na noite desta quarta-feira (25), a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Segurança Municipal, promoveu uma noite de gala no Salão Pérola Recepções, situado no loteamento Parque Verde, para celebrar os 40 anos de fundação da Guarda Metropolitana de Cabedelo (GMC).
O aniversário foi marcado pela entrega de comendas e condecorações em homenagens pela prestação de relevantes serviços à população cabedelense. A cerimônia foi prestigiada por autoridades municipais, estaduais e representantes de Guardas Municipais, Civis e Metropolitanas de todo o Estado.
Nos últimos 6 anos, a Guarda Metropolitana deu um salto de qualidade. Os investimentos em estrutura, equipamentos e qualificação deram nova identidade à Instituição. Aquisições de novos armamentos e viaturas, implementação do programa de qualificação contínua, criação e adequação de novos grupamentos especializados, inauguração de bases descentralizadas, assim como a implementação do Centro Integrado de Comando e Controle, foram projetos que se tornaram realidade nos últimos anos, o que proporcionou reais condições de trabalho e valorização da classe, além de oferecer mais segurança para a população.
Durante a solenidade desta quarta-feira (25), o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo Castelliano, recebeu as honrarias de Condecoração de Honra Amigo da Guarda Metropolitana; o distintivo de Comandante Geral da Instituição e a Moeda Comemorativa dos 40 anos da GMC. Em seguida, o gestor municipal reverenciou os funcionários da Segurança Pública Municipal, garantindo a continuidade da luta por mais investimentos na instituição.
“É com imensa honra e emoção que prestigiamos os 40 anos da Guarda Metropolitana de Cabedelo. Só temos de agradecer a Deus por esse momento tão sublime. Nenhuma gestão municipal na Paraíba investiu tanto em segurança pública como a de Cabedelo. Demos passos importantes, mas até o final deste mandato ainda temos muitas realizações e investimentos a cumprir para com a instituição”, destacou Vítor.
A primeira dama do Município, Daniella Ronconi, madrinha da Guarda Metropolitana de Cabedelo, também compareceu ao evento e em sua fala ressaltou a trajetória de luta dos guardas metropolitanos cabedelenses, lembrando as conquistas da categoria na atual gestão.
“Quem entrou há pouco tempo nesta corporação talvez não consiga ainda dimensionar a importância que foi dada pela atual gestão à instituição, com melhoria salarial, do ambiente de trabalho, investimento em capacitação, investimento nos equipamentos e recuperação de direitos perdidos em decorrência de ações de gestões passadas. A gestão atual compreende a importância de cada servidor e trabalha diuturnamente pela valorização. Nós amamos esta instituição e o nosso coração hoje é azul. Gratidão por me escolherem como madrinha da corporação”.
A solenidade de 40 anos da GMC foi abrilhantada pela participação da Banda de Música da Guarda Metropolitana de Cabedelo. Criada há 4 meses, atualmente conta com 28 músicos integrantes da corporação e da sociedade civil. Na ocasião, a banda, regida pelo maestro Charles Roberto, dentre outros, executou os hinos nacional, municipal e ainda fez a exibição de lançamento do Hino da Guarda Metropolitana de Cabedelo, com letra de Aristóteles Mendes.
Conquistas – A criação dos grupamentos especializados trouxeram mais agilidade e segurança nas ações em prol do município. Dentre os mais recentes, o Motopatrulhamento, a ROPE (Ronda de Proteção Escolar) e a patrulha Maria da Penha. A gestão atual ainda investiu em aquisições de coletes balísticos, algemas, bastões retráteis, dispositivos elétrico incapacitantes, drones e espargidores. Além de disso, os guardas metropolitanos conquistaram, em 2022, um reajuste salarial de 15%, aguardado há 15 anos.
Em breve, a GMC também será pioneira no recebimento de fuzis, viaturas e uma estrutura que será uma referência no Brasil: a sede da nova Secretaria de Segurança de com Centro de Formação, Qualificação e Ensino da corporação – obra de mais de 6 milhões de reais sendo realizada com recursos próprios do município.
“Nosso sentimento é de gratidão. São 40 anos de luta, de história, de afirmação! A Guarda começou lá atrás com a figura dos primeiros guardas tomando conta das praças e dos prédios públicos, sem sequer existir uma Secretaria. Atualmente a GMC é referência para o país inteiro e onde chegamos todos fazem essa menção. Isso tudo por causa da bravura de homens e mulheres que integram os nossos quadros e que, diariamente, estão se esforçando para dar o seu melhor em prol de uma sociedade que, às vezes, sequer reconhece. Mas a grande essência de ser operador de segurança é servir, é proteger, como diz a letra do nosso hino: ‘assumimos com o risco da nossa própria vida, mas estamos ali dispostos, sempre’. Nos orgulhamos também em afirmar que, nos últimos anos, a atual gestão vem fazendo história com investimentos nunca obtidos pela Guarda Metropolitana”, destacou o secretário de Segurança, Magalhães Lourenço.
Condecorações – Dentre as homenagens oferecidas aos GMCs, durante a cerimônia, destaque para a entrega de láureas de mérito: de Dedicação; por Atuação Funcional; Administrativo; Operacional; por Excelência na Função de Comando; de Atuação em Defesa da Vida; de Atuação em Defesa da Cidadania; de Atuação em Defesa do Patrimônio. Além disso, ocorreu a entrega de condecorações de Honra da Guarda Padrão e os Votos de Elogio. O momento de homenagens foi encerrado com a entrega da Medalha Comemorativa dos 40 Anos da GMC, homenagem à Madrinha da GMC e à Equipe de Organização do Evento.
Servidores que foram condecorados por atos de bravura e/ou certificados por resultados alcançados, dos mais experientes aos novatos, expressaram sentimento de gratidão e honradez pela prestação de serviços relevantes à segurança pública de Cabedelo.
“Tenho 31 anos de corporação. É muito louvável a valorização do nosso contingente e só temos gratidão por esse momento “, afirmou Alexandro Ferreira, GMC que participou de uma ação exitosa em defesa da vida de uma adolescente portadora de deficiência que estava desaparecida e foi localizada numa área de mangue por uma guarnição da GMC.
“É uma imensa alegria para todos nós, tanto pra gente que está chegando agora, quanto pra todos que já fazem história há muitos anos na corporação. Eu só estou dando continuidade, estou chegando e absorvendo os conhecimentos, as disciplinas que foram integradas nesse período”, arrematou Álister Alves , GMC que participou de uma ação exitosa em defesa da vida durante um grave acidente de trânsito, quando teve atuação preponderante no salvamento de uma vítima com técnicas de contenção de hemorragia e estabilização.
Histórico – Criada em 25 de outubro de 1983 com o intuito inicial de proteger os bens, serviços e instalações do município, a GMC ao longo do tempo, além das atribuições constitucionais, passou a integrar o sistema único de segurança pública, na garantia à preservação da vida, no exercício da cidadania e dos direitos humanos fundamentais.
Nos últimos anos, a instituição deu um salto de qualidade e produtividade, os investimentos em aparelhagem, infraestrutura e qualificação garantiram o reconhecimento dos municípios do estado e da região Nordeste, assim como os demais órgãos de segurança pública do Estado e da União como uma das melhores e mais eficientes Guardas Municipais dentre as cidades com menos de 100 mil habitantes.
A atuação integrada com as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, ensejou, na última década, através dos indicadores, o status de município com maior redução da violência no Estado, com evolução contínua nos últimos cinco anos consecutivos.
Evolução possibilitada pelas alterações na estrutura organizacional adotada a partir de 2016, em que os serviços operacionais específicos foram subdivididos em grupamentos e/ou serviços especializados.