Uma comitiva de vereadores de João Pessoa participou de agenda em Recife (PE), nesta segunda-feira (30), voltada para a busca de experiências que sirvam de modelo para a recuperação da área central da capital paraibana. Um trabalho iniciado há 20 anos no estado vizinho tem permitido o resgate econômico nos bairros centrais da capital pernambucana, principalmente com a atração de empresas de tecnologia.
A comitiva comandada pelo presidente da Casa de Napoleão Laureano, Dinho Dowsley, contou com a participação, também, dos vereadores Odon Bezerra e Thiago Lucena. A agenda incluiu visita à Câmara Municipal de Recife, ao Programa Recentro e ao Porto Digital. “Conhecemos iniciativas importantes e que poderão servir de base para este debate que estamos travando em João Pessoa”, disse Dinho Dowsley.
A primeira parada foi na Câmara de Recife, onde o grupo se reuniu com o presidente da Casa, Romerinho Jatobá. O Legislativo tem sido um grande parceiro do Executivo, na capital pernambucana, na apreciação de benefícios direcionados à recuperação da área central. Assim como ocorreu em João Pessoa, a cidade enfrentou ao longo dos tempos uma derrocada do Centro, que agora é combatida pelo poder público.
Acompanhados de Jatobá, os vereadores de João Pessoa conheceram o projeto Recentro, mantido pela Prefeitura de Recife. A iniciativa foi responsável por uma série de medidas voltadas para a atração de novos negócios para o Centro da capital pernambucana como isenções de IPTU, ISS e ITBI. Para além disso, estão sendo desenvolvidas atividades voltadas para o estímulo de novas habitações e promoção da cultura.
Por último, os vereadores conheceram o Porto Digital. O espaço hoje abriga 414 empregas de tecnologia e é responsável por tornar Recife referência no país em relação à geração de negócios na área de tecnologia. As experiências coletadas no Recife vão fomentar novas discussões em busca do modelo ideal para a capital paraibana.
A visita ocorre no momento em que a Câmara de João Pessoa assumiu protagonismo na discussão de iniciativas voltadas para a recuperação do Centro Histórico. Um plano de ação foi apresentado por Dinho visando melhoria da mobilidade, segurança e concessão de incentivos fiscais para que os comerciantes do Centro de João Pessoa mantenham suas atividades na região.
Suetoni Souto Maior