A Polícia Militar e órgãos operativos da segurança, resgate e do trânsito fecharam, nesta terça-feira (21), o plano de segurança para a 260ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, que será realizado em João Pessoa no próximo sábado e domingo (26 e 27). Ao todo, serão empregados mais de 1500 profissionais de vários órgãos.
O dado foi divulgado pelo Comando de Policiamento Regional Metropolitano, no Quartel do Comando Geral da PM, em uma reunião que contou com o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, DER, Lei Seca do Detran, Samu, e a organização da Romaria.
O planejamento da segurança dividiu o traje dos fieis de 14 quilômetros em oito setores, partindo do Varadouro, da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, até a missa campal na Penha. Além de policiamento a pé, com viaturas de duas e quatro rodas, plataformas de observação policial, policiamento montado, entre outros, serão utilizados drones, vans com câmeras de longo alcance, e as câmaras corporais (bodycams).
Ainda de acordo com o coronel Pablo Nascimento, comandante metropolitano, toda a operação será acompanhada pelo Centro Integrado de Monitoramento e Gestão, que ficará no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), e contará ainda com duas delegacias móveis.