Com três novas cepas da covid-19 circulando no Brasil desde setembro de 2023 e o aumento de casos desde o mês de dezembro do mesmo ano, as autoridades em saúde reforçam o alerta para que a população adote as medidas de prevenção à doença e atualizem a vacinação. Os cuidados devem ser redobrados nesta época do ano, principalmente por ser período de férias, eventos festivos e aumento no fluxo de turistas em João Pessoa.
Entre os cuidados básicos para a prevenção da covid é preciso evitar ambientes fechados com aglomeração, higienização das mãos e manter o esquema de vacinação contra a doença em dia. Para as pessoas com comorbidades ou imunossuprimidas é preciso utilizar máscaras em ambientes fechados.
A infectologista Ana Campanile, que coordena o Serviço de Controle de Infecção do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, rede própria da Unimed João Pessoa, explica que as variantes JN.1, BA.286.1 e JG.3 foram encontradas em circulação no Ceará e em 47 países. Contudo, ainda não há como saber o comportamento delas, nem a gravidade das infecções. Por isso, a médica alerta a população para as medidas preventivas. “É preciso retomar os cuidados, principalmente a população mais vulnerável e os trabalhadores da saúde”, detalha a médica.
Trabalhadores assistenciais – Os profissionais da devem redobrar os cuidados com o uso de máscara, higienização das mãos, vacinação completa contra a covid, manter a distância e o isolamento ao cuidar de pacientes diagnosticados com covid.
Testes – A infectologista Ana Campanile reforça ainda a importância das pessoas fazerem o teste covid caso apresentem sintomas gripais. Na Unimed João Pessoa, o exame está disponível no Pronto Atendimento do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e no Drive-Thru, que funciona no Espaço Vida.
Assistência – Os Hospital Alberto Urquiza Wanderley está preparado para receber os pacientes diagnosticados com Covid e que necessitem de internação, seja em leitos da enfermaria ou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até esta segunda-feira (8), haviam três pacientes com covid internados na enfermaria e dois na UTI.
—
Departamento de Comunicação e Marketing