Deputados prestigiam lançamento do Salão do Artesanato Paraibano

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, prestigiou, na noite desta sexta-feira (12), o lançamento da 37ª edição do Salão do Artesanato Paraibano. O evento aconteceu funciona numa estrutura montada no estacionamento do antigo Hotel Tambaú, em João Pessoa, e contou com as presenças do governador João Azevêdo; do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; e da primeira-dama do Estado Ana Maria Lins, que é presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP). Além disso, também prestigiaram o evento os deputados João Gonçalves, Felipe Leitão, Silvia Benjamín, Leonice Lopes e Luciano Cartaxo, além de prefeitos, vereadores, empresários de Turismo e empreendedores do setor.

O deputado Adriano Galdino manifestou toda sua satisfação de mais uma vez participar da abertura de mais uma edição do Salão do Artesanato Paraibano que, segundo ele, demonstra “mais um compromisso do governador João Azevêdo sendo cumprido, sendo realizado. O compromisso com os artesãos, o compromisso com os pequenos e microempreendedores, o compromisso com a Paraíba, com os paraibanos e as paraibanas. E nós estamos aqui para, cada vez mais, mostrar essa força, essa união do Poder Legislativo, para que possamos juntos construir, a cada dia, uma Paraíba melhor e mais justa para todos”.

O governador João Azevêdo fez questão de destacar a localização do evento deste ano, que, segundo ele, “está agora num ponto diferenciado, está bem pertinho dos turistas. Sem sombra de dúvida, a cada dia o artesanato da Paraíba ganha momentos especiais. Eu acho que esse salão será o maior salão da história e é sempre assim. E cada vez que a gente realiza um novo salão, a gente tem a expectativa de que ele seja maior do que o anterior”, disse, ressaltando o apoio do Ministério do Empreendedorismo, na pessoa do ministro Márcio França. “Eu não tenho dúvida que esse salão, nessa localização que nós conseguimos esse ano, será o maior salão da história da Paraíba”, declarou.

Já o  ministro Márcio França lembrou que no Brasil há mais gente trabalhando com o artesanato do que em muitas áreas que são prestigiadas. “Se você comparar, nessa área de artesanato, nós temos mais de 400 mil famílias e pessoas que dependem dessa atividade. Então, ela é uma atividade de relevante para ser tratada como tal. E para isso mesmo nós precisamos também fazer um incentivo, não só na questão da qualificação, mas depois com financiamento, com ajuda financeira, para que possam empreender mais, e principalmente, depois colocá-los no mundo digital, que é onde permite que as suas peças possam ser vendidas em todos os lugares do mundo, independente de um evento. Um evento desse, chama muita atenção, é superimportante, e a Paraíba tem se destacado ultimamente pela qualidade do artesanato e pela qualidade que trata os artesãos”, disse.

De acordo com os organizadores do evento, estima-se que mais de 150 mil pessoas visitem a estrutura montada na Praia de Tambaú e que sejam gerados mais de R$ 3 milhões em renda. Este ano, o Salão do Artesanato Paraibano homenageia a diversidade artesanal dos quilombolas da Paraíba e tem como tema “Quilombo, Arte à Flor da Pele”. Toda estrutura foi pensada para levar aos visitantes a oportunidade de vivenciar a riqueza cultural do povo quilombola, desde a concepção da fachada, passando pelos stands, até a saída. “A ideia é fazer com que os visitantes se sintam dentro de um quilombo”, explicou Marielza Rodrigues.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui