Com faturamento de R$ 656 bilhões em 2023, cooperativismo é tema de evento em João Pessoa

Lideranças nacionais do cooperativismo estiveram em João Pessoa, sexta-feira (26), para participar da segunda edição do Inova Cooperar, promovido pela Unimed JP, Sicredi Evolução e Sistema OCB/Sescoop na Paraíba. O evento, que foi realizado durante todo o dia no auditório do Tribunal de Contas do Estado, contou com apresentação de painéis sobre cases de inovação em saúde, a realidade do cooperativismo no cenário econômico do país e propostas sobre como tornar os modelos de negócio mais fortalecidos e competitivos.

Os participantes do Inova destacaram a união de forças, por meio da intercooperação e educação, como forma de consolidar ainda mais o modelo, que tem forte impacto na economia nacional. Para se ter ideia, as 4,6 mil cooperativas do Brasil tiveram um faturamento de R$ 656 bilhões em 2023, o que corresponde a 6% do PIB do país, segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro. Produzido pelo Sistema OCB, o documento reúne os dados oficiais do setor, que gera mais de 524 mil empregados e tem cerca de 20,5 milhões de cooperados no Brasil.

“Nós fomentamos a cadeia produtiva, gerando emprego e renda. Isso é o que nos faz diferentes e nos coloca em destaque na sociedade”, declarou o presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho. Ele reforçou que a realização de eventos como o Inova mostram a força das cooperativas. “Fazer esse movimento que une ensino, pesquisa e a relação com a sociedade fomenta a intercooperação e a educação, dois dos princípios cooperativistas”, disse.

O presidente da Sicredi Evolução, João Bezerra Júnior, avaliou o evento como uma demonstração da integração entre as cooperativas, principalmente na troca de experiências e busca por soluções de melhorias em seus negócios, por meio da inovação. “Onde existe o cooperativismo, existe o fomento da economia local e um crescimento através do nosso movimento. É uma união de forças e, com a intercooperação, poderemos construir um mundo melhor”, acrescentou.

Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop na Paraíba, André Pacelli, o Inova Cooperar demonstrou a sintonia entre as cooperativas e a disponibilidade dos gestores em caminhar juntos. “É um evento importante que mostra a força das cooperativas, os desafios que precisamos enfrentar e também quais caminhos podemos tomar. Isso tudo considerando a inovação”, acrescentou.

IDEIAS COMPARTILHADAS

Durante o Inova Cooperar, o público conheceu soluções de inovação já utilizadas na saúde, como as ferramentas adotadas pelo Instituto do Coração (Incor), da Universidade de São Paulo (USP), apresentadas pelo pesquisador e cirurgião cardiovascular Fábio Jatene. Em outros painéis, os palestrantes reforçaram a importância da atualização dos gestores das cooperativas e o empenho na busca por processos de integração que unam ciência, tecnologia e habilidades humanas.

O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Júnior, destacou a relevância das cooperativas atuarem juntas, ainda que em segmentos separados, para continuarem fortalecidas e frisou o papel das cooperativas de saúde. “O cooperativismo é a saúde para a nossa saúde. Por isso, precisamos unir forças”, disse. Ele informou que, de acordo com o World Cooperative Monitor, divulgado em 202, o Sistema Unimed é líder global entre as cooperativas de saúde, educação e assistência social e a quarta maior cooperativa do mundo entre todos os ramos, considerando o PIB per capita.

A programação do Inova também incluiu um painel sobre os impactos da reforma tributária no cooperativismo, com a participação do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e do senador Efraim Filho. Ao final do debate, Aguinaldo Ribeiro, relator da reforma tributária na Câmara, recebeu uma homenagem do Sistema Unimed por sua atuação em defesa do cooperativismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui