Autor do projeto que criou a Via Folia comemora sucesso do evento

Vereador Marcílio do HBE admite que falta rever alguns detalhes, mas festejou o resultado final do trabalho feito pelo Comitê Gestor dos Blocos Tradicionais

O vereador Marcílio do HBE (Patriota), autor do Projeto de Lei Ordinária 1590/2023, que criou o Comitê Gestor dos Blocos Tradicionais no período de pré-carnaval, comemorou o  resultado final do trabalho realizado pelos organizadores do evento que teve início na última sexta-feira, 2, com o Bloco Vumbora, passando pelo Bloco dos Atletas, Banho de Cheiro, Virgens de Tambaú, Muriçoquinhas e encerrando na Quarta-feira de Fogo com o Muriçocas do Miramar, maior bloco de arrasto da Paraíba que completou 38 anos de fundação.

O Projeto de Lei aprovado em agosto do ano passado pelos vereadores de João Pessoa na Câmara Municipal, criou a Via Folia, localizada no final da principal avenida da Capital paraibana, a Epitácio Pessoa, responsável por acomodar o maior evento pré-carnavalesco da Paraíba e um dos maiores do Brasil. De acordo com ele, o objetivo da norma é garantir segurança, organização e preservação do patrimônio público na ‘Via Folia’ durante a festividade, bem como a comercialização de produtos e serviços.

O Comitê Gestor dos Blocos Tradicionais definiu asr datas e horários dos desfiles; elaborou regulamentos específicos para os blocos, com regras de conduta, responsabilidades, percurso e segurança; estabeleceu parcerias e patrocínios com órgãos públicos, entidades e empresas privadas, visando garantir o apoio logístico, comercial e estrutural da festa, além de contratar, captar e autorizar empresas para a realização de eventos; avaliar os resultados e impactos dos desfiles; entre outras atribuições.

A Via Folia ficou tomada pela multidão de foliões durante os desfiles de todos os blocos que desceram a Epitácio Pessoa

Marcílio disse que a luta para a criação do Comitê Gestor não foi fácil, uma vez que enfrentou diversas opiniões contrárias, mas que no final quem estava contra teve que aceitar o resultado final do evento que foi um sucesso. “A gente sabia que íamos enfrentar reações adversas ao projeto, mas seguimos em frente e conseguimos provar na prática que a nossa ideia tinha tudo para dar certo, como realmente deu, Um sonho que hoje é uma grande realidade”, festejou Marcílio.

O vereador também admitiu que alguns pequenos problemas aconteceram, mas que deverão ser sanados já na próxima edição do Folia de Rua. “Sabemos que existem alguns problemas para resolver. Um deles é a questão da fiação, no final da Avenida Epitácio Pessoa. O Comitê deverá acionar o Ministério Público na intenção de promover um Termo de Ajustamento de Conduta com a Energisa com a finalidade de resolver a questão dos fios que impedem que os trios elétricos cheguem na orla de Tambaú”, revelou o vereador.

Para finalizar, Marcílio disse que o apoio dos órgãos públicos, Prefeitura de João Pessoa, Governo do Estado e entidades públicas e privadas foi fundamental para o sucesso do evento. “Esse harmonia entre Estado e prefeitura, assim como o apoio das empresas privadas, foi de fundamental importância para que o nosso pré-carnaval na Via Folia fosse um verdadeiro sucesso”, concluiu.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui