Governo da Paraíba promove saúde aliada ao uso de novas tecnologias no Cidade Madura de Campina Grande

Com fisioterapia e monitoramento digital, os idosos do residencial Cidade Madura de Campina Grande vêm sendo atendidos semanalmente pelo Projeto Envelhecimento Saudável (PES), uma iniciativa do Governo da Paraíba, realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh). O atendimento promove a melhoria da qualidade de vida de 40 idosos que moram no local.

As ações são potencializadas pelas novas tecnologias, por meio de parceria com o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que possibilita aos moradores a utilização de relógios digitais capazes de revelar vários indicadores para auxiliar no atendimento à saúde.

De acordo com a gerente executiva de Proteção Social Básica da Sedh, Gilmara Oliveira, o PES lança um olhar sensível sobre o processo de envelhecimento. “Com as ações já realizadas dentro das políticas de saúde do Cidade Madura e as sessões de fisioterapia que são o carro-chefe do projeto, complementadas pelo uso do relógio digital, os idosos têm conquistado melhorias significativas na locomoção e qualidade de vida”, ressaltou.

O uso do relógio conectado a um aplicativo fornece parâmetros importantes ao acompanhamento de saúde, por meio da aferição dos batimentos cardíacos, número de passos, qualidade do sono, entre outros dados. “Semanalmente, nós visitamos os idosos para sincronizar as informações geradas e armazenadas pelos dispositivos e que integrarão um relatório”, explicou a pesquisadora do Nutes, Karoline de Andrade.

A coordenadora do Cidade Madura de Campina Grande, Nágila Larissa Martins, comentou sobre o trabalho preventivo: “Com o relatório do monitoramento personalizado, o nosso núcleo de saúde formado por profissionais de fisioterapia, psicologia, enfermagem e assistência social, realiza as intervenções necessárias de forma bastante pontual e mais assertiva”.

A maioria dos residentes se adaptou ao dispositivo e às atividades. “Eu gosto de usar o relógio, quando tiro já tem a marca no pulso, é a prova d´água e ajuda muito em tudo, na fisioterapia e nos atendimentos todos para melhorar a saúde”, disse o aposentado Clemente de Sousa, 84 anos.

O residencial Cidade Madura é uma iniciativa intersetorial do Governo da Paraíba, envolvendo a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) e as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Humano, Educação, Saúde e a da Segurança Pública e Defesa Social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui