O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade que integra a rede estadual de saúde gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizou 357 atendimentos durante o final de semana. Das 19h de sexta-feira (15) até as 7h desta segunda-feira (18), foram atendidos 247 pacientes no setor de Urgência e Emergência, e realizadas 37 cirurgias. Na Maternidade, foram feitos 14 partos, além de seis procedimentos no Centro Obstétrico, que também atendeu 53 pessoas.
Entre os atendimentos da Urgência e Emergência, a maior parte não foi grave. Conforme a coordenadora do setor, Fernanda Pereira, o perfil de atendimento variou de azul a amarelo. Do total de 247 pacientes, 18 vieram regulados para avaliação cirúrgica. “O médico avalia se há necessidade de cirurgia ou se será feito um tratamento clínico. Outro fator importante na realização do procedimento cirúrgico são as condições de saúde do paciente para ser submetido a uma cirurgia”, explicou a coordenadora do setor, Fernanda Pereira.
Das 37 cirurgias realizadas durante o final de semana, no Bloco Cirúrgico, 26 foram eletivas e 11 de urgência. Entre os procedimentos eletivos foram feitos 18 de cirurgia geral, quatro vasculares, dois de otorrinolaringologia e dois de urologia.
A Maternidade do HSGER registrou o nascimento de 14 bebês. Dos 14 partos, nove foram normais e cinco cesáreos. Também foram realizados os seguintes procedimentos cirúrgicos em adultos, no Centro Obstétrico: hernioplastia umbilical (cirurgia para tratamento da hérnia umbilical) (1), hernioplastia epigástrica (cirurgia para tratamento da hérnia na parede abdominal) (1), curetagem (duas), hernioplastia gástrica (cirurgia para tratamento de hérnia no estômago) (uma) e hernioplastia inguinal D (cirurgia para reparar uma fraqueza na parede abdominal) (1). O setor ainda registrou 53 atendimentos com 17 internamentos.