As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica estão abertas até 10 de maio de 2024, através do site https://olimpo.robocup.org.br/
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, integra a comissão de organização da etapa Nacional e realiza a etapa estadual da Olimpíada de forma presencial com a Prefeitura Municipal de João Pessoa e Universidade Federal da Paraíba.
A competição é realizada, em modalidade Prática e Teórica, conforme destaca o site da OBR: A Modalidade Prática ocorre através de competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional. Os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. A Modalidade Teórica acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão questões de uma prova escrita.
A etapa Estadual na Paraíba será realizada dos dias 29 a 31 de julho, no Espaço Cultural, em João Pessoa.
Segundo o representante Estadual da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro, “umas das grandes novidades deste ano é a modalidade prática artística, onde o estudante faz uma apresentação no palco, que pode ser dança, teatro, contação de histórias, comédia, que tenha interação entre humano-robô e será avaliada por um grupo de técnicos que selecionará os melhores para ganhar vaga na etapa Nacional que esse ano será de 11 a 17 de novembro em Goiás”,disse.
Modalidade Teórica é composta por uma prova escrita que pode ser aplicada na escola do aluno ou de forma híbrida. Os estudantes concorrem a uma medalha de acordo com o seu desempenho; e alunos do Ensino Médio podem utilizar sua nota para concorrer às vagas olímpicas, processo onde o aluno consegue ingressar em uma universidade pública utilizando sua nota em olimpíadas científicas, sem a necessidade de prestar vestibular.
Modalidade Prática – Será realizada em dois formatos: presencial e virtual. No formato Presencial há uma nova categoria: a Robótica Artística. Nela, os alunos devem formar equipes e desenvolver uma apresentação artística, que envolva alguma performance, como show, teatro ou mágica junto com um robô autônomo que deverá interagir durante a apresentação.
A outra categoria é a já conhecida modalidade de Resgate, onde os alunos devem desenvolver um robô que, durante uma prova prática, consiga resgatar “vítimas” em um ambiente simulado. A modalidade presencial acontece através de competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final nacional, que acontecerá em Goiânia, em Goiás, em novembro. A equipe vencedora conquista uma vaga para o mundial de robótica RoboCup em 2025.
Na modalidade Prática Virtual os estudantes podem participar da categoria Apresentação, onde as equipes demonstram, em vídeo, um projeto de robô de resgate desenvolvido por eles e que relaciona a robótica a uma das seguintes categorias: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica. Na categoria Simulação, os estudantes montam e programam um robô virtual que precisa realizar o resgate de vítimas em uma situação de desastre.
Não é necessário participar da Modalidade Teórica para poder participar da Modalidade Prática, mas em todas as modalidades o estudante deve ter no máximo 19 anos no ano da competição.
OBR 2024 – A etapa Nacional tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e conta com o suporte da RoboCup Brasil, uma organização sem fins lucrativos, coordenada de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das principais universidades públicas e particulares do Brasil.