Tardezinha Inclusiva deste domingo lembra mês de visibilidade do autismo

A 29ª edição da ‘Tardezinha Inclusiva – Somos Capazes’ apresenta o tema ‘Tardezinha Azul’, numa alusão ao mês de visibilidade do autismo, Abril Azul, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Realizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Associação Paraibana de Autismo (APA) e Turma Tá Blz, a Tardezinha acontece no Centro Cultural de Mangabeira, a partir das 14h.

“A Prefeitura de João Pessoa consolidou um trabalho de inclusão social pela arte a partir da Tardezinha Inclusiva que reverberou em vários outros momentos. Por exemplo, nós temos esse instante da Tardezinha Inclusiva, que é uma confraternização das crianças e das famílias, com assistência psicopedagógica, jurídica, social, brincadeiras, as crianças se apresentam no palco. Elas são os protagonistas da sua própria arte, elas são as construtoras das suas narrativas. Isso é importante”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressalta que também existem outras variantes que são repercussões da Tardezinha Inclusiva como piqueniques inclusivos e o cinema inclusivo. De acordo com o diretor, a própria demanda de ter mais pessoas que fazem projetos de inclusão social com autistas e com síndrome de Down aumentou na Funjope. Ele lembra que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, recebeu uma condecoração importantíssima que é o Prêmio Orgulho Autista Brasil, concedido pelo Movimento Orgulho Autista Brasil.

“Isso mostra tanto a necessidade de termos um programa com essas características, como o alcance que esse programa teve. Durante todo o mês de abril, nós celebramos isso, e a Prefeitura de João Pessoa tinha o que dizer, tinha o que mostrar porque fez muito pela inclusão das crianças autistas. Isso é o que é relevante e nós começamos a partir da Tardezinha Inclusiva”, acrescenta.

Para a presidente da Associação Paraibana de Autismo, Hosana Carneiro, a Tardezinha é um momento importante. “Essa Tardezinha traz o tema de conscientização sobre o autismo. Vamos fazer um evento, como sempre, especial. A intenção é poder, mesmo nos momentos de recreação e de interação social, conscientizar as pessoas sobre a necessidade de mantermos nosso projeto ativo para que nossos autistas não percam as oportunidades de se reunirem com pessoas típicas e atípicas”, destacou.

Para ela, este é mais um momento de confraternização em um mês especial, quando se fala mais sobre autismo. Hosana lembra que a Tardezinha é aberta e convida todos a participar desse momento.

“Queremos, cada vez mais, aumentar a conscientização sobre o autismo e promover a tão sonhada inclusão em todas as esferas da sociedade. Queremos buscar sempre mais respeito à comunidade autista, e a conscientização é a melhor forma de trazer à sociedade o conhecimento do que realmente é uma pessoa autista”, observa Nik Fernandes, umas das organizadoras da Tardezinha Inclusiva.

Ela ressalta que a Tardezinha Inclusiva hoje é um grande estimulador para as crianças e suas famílias, onde vivemos uma tarde incrível, sem discriminação ou preconceito. “Vivemos a verdadeira inclusão, criando vínculos afetivos”.

Programação – A Tardezinha Inclusiva conta com a participação da Turma Tá Blz com Nik Fernandes e DJ Jhony Fernandes, além da magia da Lilo e do Stitch, do Pocoyo, do Sonic e dos palhaços Baba Baby e Kika. Também fazem parte da programação Luís Felipe como John Smith, e Eliza como Pocahontas, e ainda apresentações musicais de Lucas e Rodriguinho.

Haverá apresentação do Michael Jackson cover e também Roberto Tuareg’s, da banda Tuareg’s, como presente para as mães e para os adultos autistas.

A programação inclui oficinas de artes com a Escola Impactos, adoção de pets, brinquedos infláveis, dentista móvel Dental Center e ações da Escola Técnica São Vicente de Paula.

Lucilene Meireles

Foto: Daniel Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui