Grupo se apresenta em capela histórica de 1636, nesta sexta-feira, 24, a partir das 16 horas
O Quinteto Uirapuru se apresenta, nesta sexta-feira, 24, às 16h, na histórica Capela de Nossa Senhora do Socorro, na zona rural do município de Santa Rita. O concerto faz parte do projeto “Templos de Fé e Música”, que foi aprovado pelo edital da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cultura da Paraíba.
O projeto oferece também, às 14h30, Roda de Conversa com o arquiteto Raglan Gondim com o tema “Capela de Nossa Senhora do Socorro: arquitetura, significados e pertencimento”. As igrejas escolhidas para a realização do “Templos de Fé e Música” são todas tombadas pelo Iphan – Instituto Nacional do Patrimônio Artístico e Cultural. Já receberam as atividades a Capela da Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, com apresentação do Quinteto da Paraíba e a Igreja de Nossa Senhora da Guia, no município de Lucena, com o Quinteto Uirapuru. O objetivo do projeto é transmitir para as comunidades o valor da arte e da arquitetura, despertar o sentimento de pertença e levantar a auto estima dos moradores.
O monumento – A Capela de Nossa Senhora do Socorro – fica localizada às margens da PB-004, que liga Santa Rita a Cruz do Espírito Santo e foi construída por moradores da região, em 1636, para homenagear o capitão Francisco Rabelo, que lutou contra os holandeses durante uma invasão, e a vitória foi considerada um “milagre” porque os holandeses tinham maior número de soldados. Tem, portanto, relevância histórica e, também, arquitetônica, com seu copiá (alpendre) e cruzeiro.O projeto “Templos de Fé e Música”, de autoria da produtora cultural Ana Gondim, tem tido excelente receptividade pela comunidade local e pelo público em geral.
Em Lucena os alunos e professores de escolas públicas lotaram a Igreja da Guia para saber mais sobre o monumento e assistir ao concerto. “Foi emocionante ver a igreja cheia de estudantes e moradores aplaudindo tudo e com tanto interesse. Estamos cumprindo nosso objetivo que é oferecer educação patrimonial e música brasileira de câmara, que é de difícil acesso para esse público” enfatizou Ana Gondim.Ela ressaltou ainda que este é um projeto piloto com o objetivo de acontecer em todas as regiões da Paraíba. “Pretendemos levar o “Templos de Fé e Música” para várias cidades do Estado e vamos buscar parcerias através de editais e patrocínios”, disse Ana Gondim.
Concerto – O Quinteto Uirapuru, que desenvolve suas atividades musicais apresentando a música brasileira e nordestina, preparou um repertório com canções de nomes como Clóvis Pereira, Villa Lobos, Guerra Peixe, Luiz Gonzaga, Sivuca e Geraldo Vandré. O diretor artístico do Quinteto, Rucker Bezerra, disse que “ não há recompensa maior do que tocar para pessoas simples que talvez nunca tenham tido acesso a concertos de música de câmara. Quando eu soube que tinha pessoas dos assentamentos na plateia, fiquei emocionado. A receptividade foi incrível em Lucena e, em Santa Rita, será lindo também”.
O projeto tem uma equipe formada por 21 profissionais, entre eles Ana Gondim na coordenação, Valeska Asfora, na produção executiva, Killdare Araújo, produção técnica e Flávio Tavares na arte da divulgação. Toda a programação está sendo gravada e serão produzidos três vídeos que terão textos e narração da escritora Maria Valéria Rezende Os vídeos e fotografias são do grupo Geografia da Paraíba e serão disponibilizados no canal do projeto no Youtube.
Assessoria de Imprensa:Rosa Aguiar/Ruth Avelino
Fotografias do Quinteto Uirapuru: Evana Arruda
Fotografias da Capela: Killdare Araújo e Iphan