A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abre em João Pessoa, nesta quinta-feira (6), a exposição Coração Gelado, do artista Pedro Anísio. A abertura será às 18h, no Espaço Expositivo Alice Vinagre e o período de visitação se estende até 10 de julho. O acesso é gratuito.
A exposição é a segunda do Edital de Ocupação 2024 a passar pelo Espaço Expositivo. O título Coração Gelado faz referência à obra ‘Equalidade’, que faz parte da mostra. Nela se pode ver uma flor aprisionada em um bloco de gelo e seu reflexo na água derretida, dando a ideia de um formato de coração. A flor e a água (na forma líquida ou congelada) são as protagonistas da narrativa apresentada pelo projeto expositivo de Pedro Anísio.
Naturalmente influenciado pelas vivências do artista, o projeto é fruto de dois grandes pilares de sua vida: o município litorâneo de Lucena, onde reside e seus estudos de iluminação para arquitetura. Em sua série de fotografias retrata símbolos da cidade: o mar, a natureza e os animais. Fugindo da visão turística do lugar, Pedro busca mostrar uma perspectiva realista do lugar.
“Manifestar os sentimentos dos personagens através das cores da iluminação é uma característica de Suspiria, filme do diretor italiano Dario Argento. Assim como o diretor, a iluminação vibrante também é uma protagonista nos trabalhos de Pedro e, em Coração Gelado ela também se faz presente. Indo contra a sutileza das cores suaves, que normalmente é esperada em trabalhos fotográficos, a melancolia da série é enfatizada através da cor azul”, diz o texto curatorial de Laura Sarmento.
Sobre o artista
Pedro Anisio tem 23 anos, é designer de interiores com especialização em Light designer, fotógrafo e cineasta. Em 2022 produziu sua primeira exposição individual, intitulada ‘Dama em Fuga’, exposta na Galeria de arte Alexandre Filho (Instituto Energisa), retratando de forma subjetiva as violências sofridas por corpos femininos, provocando nos visitantes uma reflexão acerca da transfobia e feminicídio através da arte. No mesmo ano, participou de exposições coletivas, da III Mostra Bixa Exibida – Cine Trava da UPFB e no ano seguinte da exposição itinerante ‘Refluxos’, realizada pela fundação Ormeo Junqueira Botelho, transitando pela galeria de artes da Usina Energisa e pelo Centro Cultural São Francisco.
Em 2024, sob o olhar sensível de suas câmeras, produz o Jampa Queer, um registro contemporâneo da realidade enfrentada por corpos LGBTQIA+ da cidade de João Pessoa, sendo escolhido como um dos destaques do fotojornalismo de 2023 pela agência premiação The Ian Parry Photojournalism Grant. Paralelamente produz projetos para divulgação de marcas para empresas e instituições, a partir de suas fotografias e vídeos.
Serviço:
Exposição Coração Gelado
Artista Pedro Anísio
Abertura 6/6, às 18h
Visitação: até 10 de julho de 2024
Local: Espaço Expositivo Alice Vinagre – Funesc