Salgado de São Félix promove festa junina e concurso de quadrilhas das escolas municipais

Como faz todos os anos, o prefeito Dr. Joni Oliveira e a primeira-dama de Salgado de São Félix, Auxiliadora Lacerda Oliveira, vão promover a festa de São João da cidade, com apresentações juninas e concurso das quadrilhas das escolas municipais. Haverá premiações. Será no dia 21, próxima sexta-feira no Ádrio da Igreja Matriz de São Félix de Cantalice. O evento é uma parceria das secretarias de Cultura e Turismo e a Secretaria de Educação sob o comando Igor Neves e Auxiliadora Oliveira.

O mês é todo dedicado as festividades juninas. Já passaram a Festa de Santo Antônio que aconteceu em três lugares – Sítio Canto Alegre, Sítio Covão e Sítio Pau D’arco. Em Canto Alegre a festa acontece durante o período de 13 dias – denominado trezena – onde nesses dias acontecem missas, a procissão de Santo Antônio e a festa social com bandas, parque de diversão e barracas.

No Sítio Covão, a festa se manifesta também com a trezena, tendo seu encerramento com a procissão de Santo Antônio e um leilão colaborativo. No Sítio Pau D’arco acontece a festa popularmente conhecida como ”Festa da Pedra”, também reverenciando Santo Antônio iniciando com uma procissão em Pirauá (PE) e fecha esse ciclo com uma missa no alto da Pedra do Bico, em Pau D’arco. A animação é grande, pois com bandas, trilhas de motocross, feira típica e rapel.

A Pedra do Bico, segundo o secretário Igor Neves, está localizada na divisa entre Salgado de São Félix e Natuba, por isso a relação com a região do Pirauá em Pernambuco. “Atualmente a Pedra do Bico encontra-se protegida como patrimônio histórico pela Lei Orgânica do Município de Salgado de São Félix – Lei Nº 145/1990, sancionada pelo prefeito José Luiz Neto. A Secretaria de Cultura e Turismo sempre está participando da organização desses eventos com as comunidades locais”, lembra o secretário Igor Neves.
Balanço da pasta e da gestão

O secretário de Turismo e Cultura, Igor Neves, que é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ressaltou a importância da gestão do prefeito Doutor Joni Oliveira.
De acordo com Igor Neves, a Secretaria de Cultura e Turismo de Salgado de São Félix tem crescido com a gestão do nosso prefeito Joni Oliveira “uma pasta que estamos em fase inicial de construção e solidificação de uma agenda cultural no município. A nossa diversidade cultural é muito ampla, mas infelizmente ainda existem pessoas que não reconhecem e valorizam as riquezas presentes em nosso município. Então, a minha experiência como gestor de uma pasta dividida em duas, acaba percorrendo o caminho da educação e conscientização patrimonial. Acredito que esse é o meio para ensinarmos e educarmos a população sobre a nossa história cultural e o potencial ambiental, além de promover outras ações diretas que envolvem a capacitação dos artistas e comercialização de suas produções”

“A gestão do doutor Joni Oliveira deu uma alavancada grande em Salgado de São Félix. “Dentro desse período já realizamos diversas atividades como: o São João na Rede que foi um evento em parceria com a SECULT do estado; participação em diversas feiras de Cultura e Turismo como a Expo Turismo, Fenevale, Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos e Salão de Artesanato do Vale do Paraíba; a 2ª Conferência Municipal de Cultura; a 1ª Feira Cultural de Salgado de São Félix”.

Fazedores de Cultura – A gestão do Dr. Joni Oliveira mantém dialogo e articulação com todos os segmentemos e valoriza muito a  população artística, lembra Igor Neves. “Sim e muito mais – temos fazedores de cultura, funcionários públicos e sociedade civil com o projeto ”Diálogos Culturais”; a implementação da Lei Federal Paulo Gustavo; e, atualmente, estamos com a Lei Aldir Blanc em curso, a construção do Plano Municipal de Cultura e nova formação do Conselho de Cultura através da nova Lei Federal Nº 14.835 a qual institui o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Diversos projetos estão em fase de construção para os próximos meses, além das contrapartidas que estão acontecendo pela Lei Paulo Gustavo, como o Festival de Cinema ”Cena Aberta”. Queremos promover a valorização de outras riquezas do nosso município como o mel, o algodão, o camarão e a agricultura familiar em parceria com outras pastas da atual gestão”.

Kubitschek Pinheiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui