O Opera Paraíba, programa que agiliza o acesso às cirurgias eletivas promovido pelo Governo do Estado, realizou, nesse fim de semana (6 e 7), 273 cirurgias oftalmológicas no Hospital Regional de Mamanguape. Foram 182 procedimentos de catarata e 91 de pterígio, beneficiando a população local e das regiões próximas.
A coordenadora de Recursos Humanos e Atendimento do hospital, Mariana Jales, destacou a importância da iniciativa. “Recebemos o Opera Paraíba mais uma vez, esse importante programa do Governo do Estado que tem levado saúde de qualidade para a população”. Ela enfatizou que foram dois dias intensos de cirurgias, atendendo à demanda e proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes.
O programa já atendeu mais de 100 mil paraibanos, levando procedimentos de média e alta complexidade para os hospitais mais próximos das pessoas que precisam. Como Dagmar Ferreira da Silva, de 65 anos, moradora de Mamanguape, uma das beneficiadas com a cirurgia de pterígio. Ela compartilhou sua alegria e alívio após o procedimento. “Eu sentia muita dificuldade, com muita coceira nos olhos. Os óculos não estavam resolvendo mais. Decidi fazer a cirurgia porque estava atrapalhando minha rotina e visão, não podia perder a oportunidade. Só tenho gratidão e estou muito feliz com o atendimento excelente do Opera Paraíba”, destacou.
Para muitas pessoas beneficiadas, a cirurgia de catarata representa autonomia e condições de retornar ao trabalho, como Walker Macedo da Costa, de 53 anos, de Mamanguape, que foi diagnosticado com catarata após perceber a visão embaçada. “Trabalho como moto táxi, estou sem poder pilotar a minha moto com esse problema. Quero me recuperar logo, voltar à minha rotina e trabalhar. Graças a Deus, deu tudo certo. O atendimento foi ótimo e estou muito satisfeito”, revelou.
Com a agilidade no agendamento, o Opera Paraíba também realiza a segunda cirurgia oftalmológica em pacientes que já passaram por cirurgia em um dos olhos. É o caso de José Ferreira da Silva, de 63 anos, morador de Jacaraú, que já tinha feito a cirurgia do olho esquerdo e retornou para os procedimentos no olho direito. “Só via vultos brancos, não conseguia nem enxergar o rosto da minha filha. Com essa cirurgia, quero ver meus netos e aproveitar melhor a vida”, afirmou.
Para participar do programa, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a secretaria municipal de saúde do seu município ou se cadastrar pelo site operaparaiba.pb.gov.br, preenchendo o formulário e anexando exames e laudos médicos que confirmem a necessidade da intervenção cirúrgica.