Nobre: cachaça branca produzida em engenho paraibano é eleita a melhor do Brasil

Engenho em Cruz do Espírito Santo, PB, desponta pela qualidade dos produtos

Uma cachaça paraibana produzida no Engenho Nobre, em Cruz do Espírito Santo, na região metropolitana de João Pessoa, a 30 quilômetros da capital, foi eleita a melhor Cachaça Branca do Brasil 2024/2025, no renomado ranking da Cúpula da Cachaça – formada por especialistas em cachaça de todo o Brasil.

Lançada em 2017 a cachaça Nobre Branca vem se destacando em vários concursos. No mesmo ano em que foi lançada ganhou a Medalha de Prata no Concurso Mundial de Bruxelas – etapa Brasil, em 2018 foi Medalha de Ouro no mesmo concurso, no mesmo ano ficou entre as doze melhores cachaças brancas no Ranking da Cúpula da Cachaça, em 2022, entre as seis melhores e, agora, em 2024, foi eleita a Melhor Cachaça Branca do Brasil, também pelo Ranking da Cúpula.

O Engenho Nobre é um sonho que se tornou realidade do mineiro Murilo Coelho. O engenho iniciou suas atividades em 2017 com a missão de produzir cachaças de excelência, brancas e envelhecidas, respeitando a legislação e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Com sede em Cruz do Espírito Santo, o Engenho Nobre traz como inovação a utilização da bioconstrução na concepção de seu projeto arquitetônico. Com telhas ecológicas e paredes de solo-cimento de 45 cm de espessura, cria um ambiente com excelente conforto térmico ideal para o armazenamento e envelhecimento de cachaças.


Além da premiada Cachaça Nobre branca, o Engenho produz diversos rótulos de cachaças e também o rum Corsário e o Gin Nobre. Em 2019 a Cachaça Arretada Mandacaru, um blend de carvalho americano e francês, obteve a Medalha de Prata no Concurso World Spirits San Francisco, nos EUA, um dos mais importantes concursos de destilados do mundo. Em 2022 a cachaça Nobre Export foi Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas Internacional.

Em 2020 a cachaça Nobre Umburana recebeu a Medalha de Ouro no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil. Em 2021 a cachaça Nobre Sensações Umburana ganhou a Medalha de Prata, a cachaça Nobre Sensações Carvalho recebeu a Medalha de Ouro e em 2023 a Nobre Sensações Freijó foi Medalha de Prata, no mesmo concurso.

A linha das cachaças Arretadas do Engenho Nobre chama muito a atenção dos consumidores. Com rótulos que enaltecem a cultura nordestina, a família das Arrematadas é formada pela Arretada Carvalho, a Arretada Blend Nordestino, a Arretada Mandacarú e Arretada Cordel. Todas tem edição limitada, em torno de 1.500 garrafas e são extremamente macias e aromáticas.


O Engenho – O Engenho Nobre recebe visitas agendadas para degustação guiada e divulgação da cultura da cachaça e tem a missão de romper preconceitos com a bebida genuinamente brasileira, através do conhecimento. Não é um engenho de tradição, e foi inaugurado em 2017 com arquitetura voltada para a sustentabilidade.

O Produtor – Murilo Coelho é engenheiro civil por formação e sempre foi apreciador de destilados. Mineiro, mudou-se para a Paraíba e foi aqui que se apaixonou pela cachaça. No final de 2014 decidiu que seria produtor de cachaças e fez uma parceria com um produtor local da cidade de Sobrado. Iniciou ai o aprendizado na arte de fazer uma boa cachaça, investindo em cursos. Tornou-se Mestre Alambiqueiro e Mestre Cachacier pelo Cana Brasil, instituto localizado em Itaverava, Minas Gerais, é Master Destiller pela Inovebev, e fez ainda diversos cursos de produção de gin, fermentação de cachaça e rum. Sempre atento com a qualidade, busca sempre aprimorar seus conhecimentos técnicos de produção e elaboração de destilados de excelência.

Os desafios são muitos mas Murilo é determinado em produzir com qualidade e fazer crescer o engenho. Ele participa de eventos sobre cachaça e tem prazer em disseminar o conhecimento sobre a bebida genuinamente brasileira. Já promoveu degustações guiadas no engenho, em restaurantes em João Pessoa, jantares harmonizados e ministrou o curso Cachaça Experience juntamente com Mauricio Carneiro, onde abordavam a história da cachaça, processos de produção, classificação, mitos e verdades, harmonização e análise sensorial.

Siga o Instagram @engenhonobre
(Assessoria de Imprensa: Rosa Aguiar (83) 99981 0703)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui