Exposição de pinturas e poesias em homenagem a João Pessoa fica aberta durante o mês de agosto

Poemas em declamação às belezas da Capital Paraibana. Pinceladas de pura poesia em aquarelas que traduzem versos de oito poetas. Foi assim o Sarau Poético que abriu na noite desta sexta, dia 02/08, a exposição Pinturas e Poesias – Homenagem à Capital das Acácias. O evento aconteceu no restaurante Canoa dos Camarões, em Manaíra, local onde as telas ficam abertas à visitação de turistas e pessoenses até o final de agosto.

O encontro das artes plásticas e literárias surpreendeu os frequentadores do restaurante, especialmente turistas, e também os convidados do evento. Um Sarau poético movimentou a noite e teve a participação não somente dos poetas que tiveram suas poesias retratadas nas telas.

“Os poetas estavam mais inspirados, mais soltos, mais leves e o lançamento superou todas as expectativas”, avaliou o poeta e um dos idealizadores da exposição Boisbaudran Imperiano. Ele conta que, ao interagir com o público presente, sentiu a aprovação das pessoas. “Todos gostaram desse formato de unir pintura e poesia de forma leve, promovendo a confraternização”.

O arquiteto e artista plástico Antônio Cláudio Massa, autor de todos os desenhos feitos a nanquim e aquarelados em harmonia com os poemas, também demonstrou se sentir realizado. “Sentimos esse congraçamento dos artistas aqui presentes. Foi algo bacana, espontâneo, solto”.

A presidente da Academia Paraibana de Poesia, Vânia Rocha, que participou da exposição e do Sarau, ressaltou em sua fala a importância do momento para incentivar essa união das artes e produzir novos frutos.

Antônio Cláudio Massa e Boisbaudran Imperiano idealizadores do projeto

Novas edições e poesia

Boisbaudran confirma que o projeto Pinturas e Poesias, iniciado com a homenagem às mães, e que agora tem a versão em homenagem à Capital das Acácias, deve ganhar outras edições. “Não temos uma data definida ainda, mas há inclusive a disposição de levar para outras cidades e até outros Estados”.

Antônio Massa também confirma que o projeto tem aberto novas perspectivas. “Conheci novos colegas que se interessaram em fazer parte dos grupos que temos de desenhos da cidade e vejo que a exposição vai render muitos frutos”.

A noite inspiradora, terminou em poesia. Novos versos surgiram para o poeta Boisbaudran, que tem o hábito de deslizar sobre o papel a sua arte literária, usando a inseparável caneta Bic. Segue a criação:

NOITE DE PAIXÃO
João Pessoa, madrugada de 03.08.24
Para os amigos das PINTURAS & POESIAS.

Noite de sonhos
Noite de luz
Noite de calor
Noite de ardor
Noite de fé
Noite de revelação
Noite de viver
Noite de sentir
Noite ser
Noite de paixão
Noite de fevor
Noite de ebulição
Noite de emoção
Noite de liberação
Noite de sensações
Noite de edificações
Noite de semeadura
Noite de brilho
Noite frutificação
Noite de criação
Noite de celebração
Noite de ação
Noite de amor sempre no coração.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO: Pinturas e Poesias – homenagem à Capital das Acácias
LOCAL: Restaurante Canoa dos Camarões, avenida João Maurício 121, Manaíra
DATA: até 31 de agosto de 2024
HORÁRIO: das 11h às 23, visitação livre todos os dias

Os poemas em exposição junto aos desenhos são os seguintes:

1. Óleo sobre Tela – Flávio Sátiro Filho
2. Luz Predileta – Adriana Meneses
3. João Pessoa este Liceu – Thiago Alves
4. Capital das Acácias – Vânia Rocha
5. João Pessoa meu Amor – Alfredo Fagundes
6. Capital das Acácias – ODE III – Boisbaudran Imperiano
7. A Capital das Acácias – Ricardo Freitas
8. Filipéia de Nossa Senhora das Neves – Maria Bererenice

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui