Comitê de Bioética do hospital da Unimed JP apresenta relato de caso sobre cuidados paliativos em conferência internacional

Representantes do Comitê de Bioética do Hospital Alberto Urquiza Wanderley participaram de 24 a 26 de julho, em Brasília, da 16ª Conferência Mundial de Bioética, Ética Médica e Legislação na Saúde. Durante o evento, foi apresentado um pôster com um relato de caso sobre um trabalho pioneiro em cuidados paliativos realizado no hospital, que integra a rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa.

De acordo com o cardiologista Mario Toscano, coordenador do Comitê de Bioética, a participação foi importante para apresentar o trabalho pioneiro em cuidados paliativos, tema atual e amplamente debatido na conferência. “Ampliamos a visibilidade do nosso Comitê e de nossa cooperativa Unimed João Pessoa para além do continente americano, discutindo as mais recentes atualizações e avanços no campo da bioética. Por outro lado, interagimos com bioeticistas nacionais e do exterior, ampliando nossa rede de contatos”, declarou.

Esta foi a primeira vez que a conferência, que ocorre anualmente, foi realizada na América Latina. O evento é um dos mais importantes da área e reuniu especialistas e pesquisadores da saúde, educação, psicologia e direito do Brasil e de vários outros países. Além da Unimed João Pessoa, a Paraíba foi representada no evento pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), pela Faculdade de Medicina Nova Esperança e pela Associação Médica (AMPB).

REDE IBERO-AMERICANA

A ampliação da rede de relacionamentos já teve um resultado imediato. Durante o evento, a mastologista Débora Cavalcanti – médica cooperada da Unimed João Pessoa, integrante da Cátedra de Bioética do CRM-PB e doutoranda em Bioética da Universidade do Porto, em Portugal – mediou o contato dos integrantes do Comitê de Bioética do Hospital Alberto Urquiza Wanderley com o psiquiatra Moty Benyakar da Argentina. Ele é fundador da Rede Ibero-Americana de Ecobioética para a Educação, a Ciência e a Tecnologia.

Benyakar convidou o Comitê de Bioética do Hospital Alberto Urquiza para participar da rede internacional, que integra a Cátedra da Unesco. A participação na Rede Ibero-Americana vai contribuir para o aprimoramento dos membros do comitê na análise das práticas que envolvem questões bioéticas, entre elas os cuidados paliativos e a qualidade assistencial dos pacientes internados.

O gastroenterologista Eurípedes Mendonça, membro do Comitê de Bioética do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e autor do pôster apresentado na Conferência Mundial, reforçou que a entrada da Unimed João Pessoa na rede internacional vai proporcionar também a troca de conhecimento e atualização do corpo clínico do hospital com os temas ligados à bioética. “Nós já temos um contato estreito com a rede nacional de bioética e com a Unidade de Bioética do Real Hospital Português. Agora, estaremos em contato direto com os melhores especialistas do mundo neste tema”, comentou

A Rede Ibero-Americana de Ecobioética para a Educação, Ciência e Tecnologia é uma organização internacional sem fins lucrativos criada com o objetivo de promover, planejar, desenvolver e auditar projetos de intervenção social desenvolvidos por professores de diferentes áreas do conhecimento.

SOBRE fO COMITÊ

A Unimed João Pessoa implantou o Comitê de Bioética do Hospital Alberto Urquiza Wanderley em 13 de novembro de 2018. Desde então, o grupo se reúne quinzenalmente para tratar de assuntos envolvendo questões bioéticas.

Em novembro de 2023, o Comitê foi convidado a contribuir, com emendas, para a elaboração do Estatuto de Direitos do Paciente, documento inédito que vai trazer mais segurança e poder de decisão aos pacientes, sobretudo no ambiente hospitalar. O Projeto de Lei (Nº2242/2022) tramita no Senado Federal.

O Comitê é formado por uma equipe multiprofissional: Mário Toscano (cardiologista), Eurípedes Mendonça (gastroenterologista), Socorro Adriano (pediatra) e Halbiege di Pace (pediatra), Luciana Madruga (gestora de Relacionamento e Experiência do Cliente); Fátima Lima (assistente social) e Alana Meireles (psicóloga). No retorno do evento em Brasília, os médicos Mário Toscano e Eurípedes Mendonça apresentaram o pôster aos demais membros do Comitê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui