Companhia de Dança de João Pessoa abre Festival de Inverno de Bonito, no Mato Grosso do Sul

A Companhia Municipal de Dança de João Pessoa foi convidada pela Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul para abrir, nesta quarta-feira (21), o Festival de Inverno de Bonito. O grupo vai apresentar o espetáculo ‘Sivuca – Poesia do Som’, no Palco Sol do evento, a partir das 20h15.

“A nossa Companhia Municipal de Dança tem nos dado muito orgulho nesses últimos três anos. Desde que nós a criamos, em pleno processo de pandemia do Covid-19, a gente selecionou esses bailarinos e bailarinas com muito cuidado, muita atenção. Organizamos uma equipe de muita qualidade artística, estética e o resultado tem sido esse. Por onde a Companhia de Dança passa, a gente conquista prêmios e, principalmente, o carinho, a atenção das pessoas, do público e de outros bailarinos do Brasil todo pela qualidade que nós temos”, afirmou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Para ele, é um orgulho poder abrir o Festival no Mato Grosso do Sul, com a certeza de que a equipe vai apresentar um espetáculo de muita qualidade. “Já apresentamos aqui em João Pessoa e agora esse espetáculo, que é único, é inédito, no sentido de que foi criado aqui mesmo em João Pessoa, ganha contornos nacionais. Isso deixa a cidade toda é muito orgulhosa”, acrescenta.

A diretora da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, Stella Paula Carvalho, destacou que o ano de 2024 tem sido de grandes conquistas para a Companhia. “Após a impressionante participação em festivais em Goiás, onde conquistamos sete prêmios, e em Joinville, com dois primeiros lugares e a consagração do nosso bailarino como melhor do festival e do Brasil, recebemos um novo e honroso reconhecimento: o convite para abrir o 22º Festival de Inverno de Bonito”, comemora.

Ela afirma que a Companhia vai dividir o palco com o cantor Alexandre Pires. “É um marco que celebra o fruto do árduo trabalho de nossos 12 talentosos bailarinos, sob a coordenação de uma equipe excepcional de professores, coordenadora e coreógrafos, além da direção da Funjope. Esse sucesso também é resultado do apoio incondicional desta Prefeitura. Que este seja apenas o começo de muitos outros convites, onde levaremos o nome da nossa cidade ao cenário mundial da dança”, acrescenta.

Trajetória – Os bailarinos e bailarinas da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa participaram, no mês de julho, do 41º Festival de Dança de Joinville (SC), edição 2024, e o bailarino Gabriel Morais, integrante da Companhia, conquistou o prêmio de melhor bailarino do evento.

Também em julho, o grupo participou do Festival Internacional de Dança de Goiás. Dos dez trabalhos apresentados, eles conquistaram o primeiro lugar em cinco coreografias e o segundo em outras três.

As coreografias que conquistaram a primeira colocação no Festival Internacional de Goiás foram o solo feminino jazz, com Aline Ferreira; solo masculino jazz, com Maxwell Araújo; solo masculino contemporâneo, com Lyedson Fidélis; duo jazz, com Maxwell Araújo e Aline Ferreira; duo contemporâneo, com Lyedson Fidélis e Gabriel Morais.

O bailarino Gabriel Morais ficou em segundo lugar no solo neoclássico e também conquistou a segunda colocação no solo clássico de repertório. Dois solos foram classificados para a final em ballet de repertório para Gabriel Morais e Lyedson Fidelis.

Em junho, o grupo esteve na capital do Ceará, como convidado, para a noite de abertura do Festival Nacional de Dança de Fortaleza (Fendafor). O evento contou com diversas companhias convidadas, incluindo uma de Goiás e outra do Rio de Janeiro.

A Companhia – Fundada em outubro de 2021, a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa surgiu como uma realização há muito aguardada pela classe artística da cidade. Apesar de sua recente criação, a Companhia, rapidamente, conquistou destaque em diversos locais, sendo reconhecida por seu vasto repertório e aclamada por seus prêmios.

Sob a direção da professora e coreógrafa Stella Paula Carvalho, tem se destacado em importantes festivais de dança pelo Brasil, incluindo o Festival de Inverno de Campina Grande.

Em João Pessoa, a Companhia Municipal de Dança é presença constante em eventos do calendário anual, como a encenação da Paixão de Cristo, durante a Semana Santa. Além disso, participou de shows com renomados artistas, como Alcione e Daniel Boaventura, demonstrando sua versatilidade e talento em diferentes palcos e contextos.

A Companhia conta com as coreógrafas residentes Evana Arruda e Denilce Regina, e os ensaiadores Luzemberg Santana, Maxwell Araújo e Tathiana Rangel. Os bailarinos são Aline Ferreira, Ana Maria Barroso, Débora Duany, Eduardo Lima, Gabriel Morais, Jack Keysy, Joalison Cândido, Lyedson Fidelis, Maria Luiza Pires, Maxwell Araújo, Rhuan Ramires, Tâmara Marinara.

Lucilene Meireles
Foto- Daniel Silva e Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui