A Central de Transplantes da Paraíba, unidade do Governo do Estado, registrou, nessa segunda-feira (26), a 36ª doação de múltiplos órgãos do ano. O procedimento foi realizado no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Esta também é a 16ª doação do ano registrada na unidade.
O doador, um homem de 61 anos, foi hospitalizado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). Depois da confirmação da morte encefálica, a família decidiu pela doação dos órgãos. Ao realizar a autorização, os familiares possibilitaram que o fígado, os rins e as córneas fossem doados, salvando ou melhorando a qualidade de vida de cinco pessoas que aguardavam na lista de espera por um transplante.
A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, enfatiza que essa foi a sexta doação do mês de agosto, alcançando uma média de mais de quatro doações mensais. “Já temos 36 doações em todo o ano e a sexta só neste mês. Este resultado reforça o impacto positivo das campanhas de sensibilização e da estruturação do sistema de saúde do estado, que segue em busca de aumentar ainda mais esses números e proporcionar uma nova chance de vida a quem precisa. E por isso, sempre reforço a nossa gratidão às famílias doadoras, pois sem o ‘sim’ delas, outras vidas não seriam salvas”, destacou.
De janeiro até o momento, a Central de Transplantes da Paraíba já contabilizou 202 transplantes, incluindo seis de coração, 23 de fígado, 15 de rim, nove de medula óssea e 149 de córneas.