A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta terça-feira (3), para entregar o título de cidadão paraibano ao professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), José Antônio Novaes da Silva. A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, que ressaltou os relevantes serviços prestados pelo professor em prol da Educação no estado. A solenidade reuniu autoridades, acadêmicos, familiares e amigos do homenageado.
O presidente Adriano Galdino parabenizou José Antonio Novaes pela cidadania e destacou que, além de uma homenagem, tornar-se paraibano de direito traz também responsabilidades para com a Paraíba.
“Eu fico muito feliz em homenagear esse grande profissional, que além de sua notável atuação como professor, tem contribuído significativamente para o campo da ciência. Sua dedicação é evidente não só em sua atividade docente, mas também, em sua produção acadêmica. Autor de diversas obras importantes na área cientifica, contribui para o enriquecimento da literatura cientifica brasileira, serve como referência para estudantes e profissionais da área”, ressaltou Galdino.
O professor José Antônio Novaes destacou que recebe a honraria com muito orgulo. “É uma alegria muito grande, porque cheguei aqui em 1988, trabalhei de uma forma muito dedicada à questão da Educação aqui no estado e é realmente uma emoção. Foi um estado que me acolheu, o qual eu tive toda a oportunidade de ter todo um desenvolvimento, não somente como professor universitário, mas também como cidadão e como pessoa. Estou muito feliz”, disse o professor.
Também participaram da solenidade o deputado Jutay Meneses; o deputado João Gonçalves; a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes; o juiz auxiliar Ely Jorge Luiz Trindade; a vice-reitora da UFPB, Ivanildes da Silva Fonseca; a professora Bernardina Maria; e o presidente da UFPB, Edson Franco.
Mais sobre o homenageado
José Antonio Novaes da Silva nasceu em 24 de maio de 1961 e é natural do município de Londrina, Paraná. É professor Titular do Departamento de Biologia Molecular, Professor Titular (2018) do Departamento de Biologia Molecular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde leciona desde o ano de 1988, com Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra (2020), com doutorado em Bioquímica pela Universidade Estadual de São Paulo (1999).
Mestre em Biologia Celular pela Unicamp (1988) instituição na qual já atuou como professor. Atual Coordenador do NEABI/UFPB atuando com temas ligados a tecnologia e saúde da população negra africana e na diáspora. Nos últimos anos tem se dedicado a uma linha de trabalho na qual pesquisa doenças prevalentes na população negra, atuando em áreas remanescentes de quilombos e também em centros urbanos.