A cidade de Areia, no Brejo da Paraíba, foi palco de um evento histórico no último domingo (1º), com a realização do 1º Concurso Areia Mostra Cachaça, parte do evento Areia Mostra Cachaça promovido pela Associação dos Produtores de Cachaça de Areia (APCA) e Sebrae Paraíba. Quarenta e quatro cachaças de diversas regiões foram rigorosamente avaliadas por especialistas da Cúpula da Cachaça.
Milton Lima, membro da Cúpula da Cachaça, destacou a qualidade das cachaças inscritas: “A análise sensorial que fizemos, avaliando a parte visual, olfativa e degustativa, foi realizada “às cegas”. Todas as cachaças foram colocadas em garrafas iguais, sem rótulo, o que garantiu a isenção e a imparcialidade na votação.”
Para Sidnei Maschio, que é jornalista e também membro da Cúpula da Cachaça, a premiação consolida a Paraíba como importante produtor no cenário da cachaça nacional. “O evento mostrou uma evolução significativa em termos de organização e representatividade das cachaças paraibanas, que estão ganhando destaque no mercado nacional. O nível das cachaças participantes foi excepcional, refletindo a dedicação dos produtores e a crescente aceitação dessas bebidas em todo o país”, concluiu.
Thiago Henrique Baracho, presidente da APCA, entende que o primeiro concurso do Areia Mostra Cachaça é mais um caminho rumo à valorização e promoção da cultura do destilado. “O concurso reconhece a qualidade e a diversidade das cachaças produzidas em diferentes regiões, e também estimula a melhoria na qualidade da bebida. Além disso, é uma ação que ajuda a educar o público sobre as nuances e as características da cachaça, promovendo um consumo consciente, moderado e responsável,” defendeu Thiago.
Premiação
As cachaças foram divididas em três categorias: Brancas, que são as cachaças puras e não envelhecidas; Envelhecidas, que passam por um processo de maturação em barris de madeira; e Blends, que combinam diferentes processos da cachaça para criar um perfil único de sabor.
Confira abaixo as cachaças premiadas no 1º Concurso Areia Mostra Cachaça:
Categoria Brancas
Medalha de Ouro: Baraúna Reserva Inox, Luanda Cristal, Princesa do Brejo Cristal.
Medalha de Prata: Ipueira Encorpada, Punau Prata, Sabura Tradicional, São Paulo Cristal.
Categoria Envelhecidas
Medalha de Ouro: Nobre Sunset, Remedin Jatobá do Serrado, Remedin Jequitibá Rosa.
Medalha de Prata: Baraúna Carvalho, Dose Clássica Jaqueira, Gogo da Ema – Bálsamo, Luanda Carvalho, Saboeiro Carvalho.
Categoria Blends
Medalha de Ouro: Oxente Ouro, Princesa do Brejo 5 Madeiras, Triunfo Puro Amor.
Medalha de Prata: Casal Cachaceiro Blend 4 Madeiras, Gastrozinha, Matuta Black Blend.
Para Nelson Duarte, presidente da Cúpula da Cachaça, o foco foi manter o mesmo nível de exigência com que é realizado o Ranking da Cúpula da Cachaça. “O concurso em Areia nos alegrou muito, principalmente por observarmos o crescimento do Areia Mostra Cachaça, a evolução das cachaças do município e também por este ano ter a participação de mais cachaças de outros estados abrilhantando a festa.”
Ainda segundo Nelson, “no domingo, todos perguntavam com certa ansiedade a que horas seria divulgado o resultado do concurso, e essa competição gerada foi de forma salutar. Assim, os produtores vão buscando melhorar suas cachaças para se manter entre as melhores ou para buscar estar entre elas no próximo ano,” avaliou Nelson.
O 3º Areia Mostra Cachaça atraiu mais de quatro mil visitantes durante três dias de programação. Além do concurso, o evento ofereceu uma série de atividades, como cursos de sommelier, degustações e apresentações culturais, fortalecendo a economia local e colocando Areia no mapa dos grandes centros produtores de cachaça.