Os dados são do relatório da produção assistencial emitido pelo Núcleo de Ações Estratégicas (NAE), que mostram os atendimentos ambulatoriais de cardiologia clínica e intervencionista adulto e pediátrico, bem como procedimentos cirúrgicos, totalizando 10.606.
Os serviços com maior número de atendimento foram o de Cardiologia Cirúrgica com 2.046, seguido de 1.860 atendimentos para acompanhamento do INR (tempo de atividade da protrombina e seu derivado índice internacional normalizado para avaliar a via extrínseca da coagulação) em pacientes com implante de válvulas cardíacas mecânicas e 1.626 consultas com Arritmologia adulto e telemetria.
Segundo a diretora hospitalar, Louise Nathalie, os números refletem a dedicação e o compromiso da equipe multiprofissional, bem como os investimentos do Governo do Estado e da PB Saúde que são fundamentais para o sucesso do hospital e a confiança dos pacientes.
“O Hospital Metropolitano conta com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada que trabalha em conjunto para garantir um atendimento integral e humanizado. Contamos com equipamentos de alta tecnologia, adotando técnicas minimamente invasivas, beneficiando os pacientes com procedimentos menos agressivos, resultando em recuperações mais rápidas e melhor qualidade de vida”, ressaltou a diretora.
“Já fiz dois cateterismos, um num hospital particular e outro aqui no Metropolitano e até agora não tenho do que reclamar. Para mim, está sendo excelente, todos me atenderam super bem, tiraram minhas dúvidas e agora é aguardar minha cirurgia para a colocação de uma válvula, que com fé em Deus vai dar tudo certo”, contou Maricélia.
Quem também é acompanhada na unidade hospitalar é a pequena Ana Lívia, de 7 anos, da cidade de João Pessoa. Sua mãe, Érika Cristina, relatou que há três meses Ana Lívia é atendida pela cardiologista pediátrica devido a uma alteração no coração que apareceu no ecocardiograma e elogiou o atendimento recebido.
“Não tenho do que reclamar, pelo contrário, aqui sempre fomos acolhidas e bem atendidas. Ana Lívia precisou fazer alguns exames e todos foram feitos aqui com muita atenção. Os espaços para as crianças também são muito bons, porque enquanto estamos esperando o atendimento elas ficam se distraindo e ameniza a espera, bem como o consultório também que tem o espaço lúdico, deixando o ambiente hospitalar mais leve”, relatou a mãe da paciente.
Para as pessoas que necessitam dos serviços oferecidos pela unidade hospitalar, a coordenadora do Ambulatório, Loanda Medeiros, informou que o paciente precisa ir até uma unidade de saúde de qualquer município paraibano e receber o primeiro atendimento. A unidade emitirá uma Autorização de Procedimentos Ambulatoriais que será levada para a regulação municipal. A Regulação Municipal enviará um e-mail com a solicitação para Regulação Estadual que irá agendar o atendimento no ambulatório do Hospital Metropolitano.