Habeas Pinho: filme que homenageia petição-poema de Ronaldo Cunha Lima está em pós-produção

Produzido por Gal Cunha Lima o curta-metragem destaca a luta pela liberdade e justiça por meio da sensibilidade poética de seu pai

O aguardado curta-metragem Habeas Pinho, que homenageia o legado poético e humanista de Ronaldo Cunha Lima, está em fase de pós-produção. O filme, que traz Lucas Veloso no papel do político e poeta paraibano, é liderado por sua filha, Gal Cunha Lima, como produtora executiva e diretora de produção. Para Gal, esse é um momento de grande significado. “A homenagem ao meu pai está feita, meu maior intuito. O que vier pela frente será lucro. Quero poder exibir o Habeas Pinho nas escolas, espalhar poesia; o mundo anda mesmo precisando”, comenta Gal.
A trama do filme gira em torno da famosa petição-poema Habeas Pinho, que representa a luta de Ronaldo Cunha Lima pela liberdade e justiça. No poema, ele apresenta uma narrativa que questiona a validade da apreensão de um instrumento musical e clama por um “habeas corpus”, no caso específico, o direito de um seresteiro ter seu violão de volta.
Pós-produção — Essa fase envolve um trabalho minucioso para finalizar os detalhes técnicos do filme. Valério Lima, co-produtor do curta, explica que esse é o momento de ajuste fino e planejamento. “A produção executiva, junto com a direção de produção, entra em contato com os profissionais, os editores, e junto com os diretores, montamos. É quando começamos a pensar na ficha técnica, coloração, som e tudo o mais”, conta Valério. Ele ainda destaca a importância do planejamento estratégico para o lançamento do filme: “Já estamos pensando à frente, como será a estreia, como vamos rodar os festivais, e isso tudo em parceria com outras produtoras, também nacionalmente.”
Com um elenco e equipe técnica predominantemente paraibanos, Habeas Pinho é uma celebração não apenas do talento local, mas também do compromisso social e da sensibilidade humana que definiram Ronaldo Cunha Lima. O filme promete emocionar o público com uma história icônica e a atuação de Lucas Veloso, que, segundo Gal, “interpretou Ronaldo lindamente, de forma perfeita.”
Ficha Técnica do Filme “Habeas Pinho”:
Produtora Executiva e Direção de Produção – Gal Cunha Lima
Direção e Roteiro – Aluísio Guimarães e Nathan Cirino
Assistente de Diretor – Fabiano Raposo
Direção de Fotografia – João Carlos Beltrão
Assistente de Câmera I – Aderaldo Jr.
Assistente de Câmera II – Helder Bruno Mendonça
Fotógrafo Still (Making Of) – Tiago Neves
Eletricista – Kayo PetrucioMaquinista – Pablo Giorgio
Assistente (Eletricista/Maquinaria) – Pedro Marques
Platô – Júnior Tempero
Produtor Executivo e Direção de Produção – Valério Lima
Assistente de Produção – Janaína Araújo e Flávio Freitas
Diretor de Arte – Yuri Fechner
Assistente de Cenografia (Produtora de Arte) – Peth Manetti
Diretor de Arte – Objetos – José Sreco
Figurinista – Romero Sous
Camareira – Solange Silva
Assistente de Figurino – Martina Nobre
Estagiária 1 Figurino – Juliana
Estagiária 2 Figurino – Dayane Patrícia
Maquiador (Cabeleireiro) – Serginho Lima e Giva Oliveira
Técnico de Som – Romero Coelho
Microfonista – Breno FelipeContinuista – João Paulo Lima
Motorista Equipe Câmera – Sandro Oliveira
Moto Caminhão – Sillas Celino
Motorista Produção – Ronaldo Dinz
Assessoria de Imprensa – Vivass Comunicação
Elenco:
Dafne Cabral
Mayana Neiva
Ronaldo Cunha Lima
Lucas VelosoSeresteiro Paulo – JuzéOrlando Tejo – Edvan LimaEpitácio – Chico OliveiraPolicial Cirino – Flávio GuilhermeDelegado – Napoleão GutembergCabo Tenório – Luiz Eduardo FariasJuiz – Tavinho TeixeiraBalaeriro – Pedro OliveiraAsfora — Asfora Neto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui