Evento reuniu produtores, comerciantes e distribuidores no Sebrae, em João Pessoa
O Brasil Cachaças 2024 começou nesta quarta-feira (23) com o Seminário de Cachaças do Brasil, evento voltado para produtores, comerciantes, distribuidores e outros membros da cadeia produtiva da bebida. Realizado no auditório do Sebrae em João Pessoa, o seminário reuniu ainda autoridades e representantes de entidades e instituições parceiras, como o Sebrae e a Associação Nacional de Produtores de Cachaça de Qualidade (Anpaq).
A programação incluiu palestras sobre a história da cachaça, com o historiador Maurício Ayer; as boas práticas na produção da cachaça, com Rosângela Villar, da Cachaça Estância Moretti (PR); a mixologia da cachaça no Brasil, com o renomado mixologista Laércio Zulu, entre outras atividades.
“Estamos muito felizes em ver como o setor da cachaça na Paraíba vem evoluindo. É uma honra lançar aqui no estado a versão física e estendida do Manifesto da Cachaça, que alerta sobre os riscos para o setor trazidos pela Reforma Tributária”, comentou Carlos Lima, presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac).
Para Sérgio Martins, diretor da Federação de Agricultura e Superintendente do Senar-PB, a realização do evento é uma demonstração da importância do setor para a economia da Paraíba.
“Mais de 40 municípios do estado estão envolvidos na produção da cana de açúcar, que hoje já representa mais de 5% do PIB da Paraíba. É muito importante para nós capacitar as pessoas e fortalecer ainda mais esses números”, avaliou.
O seminário contou com a participação de autoridades do Governo do Estado. Para Joaquim Hugo Vieira, Secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba, o Brasil Cachaças coroa uma série de investimentos realizados no setor. O evento será será palco também do 1° Salão do Queijo da Paraíba, que celebra o queijo paraibano e promove o trabalho dos produtores locais, destacando a riqueza e diversidade dos queijos da região.
“Não vamos degustar só a cachaça, vamos degustar o queijo também. Essa diversidade é fruto de nossa atenção e dedicação a reforçar o setor agropecuário paraibano, que é onde começa a cadeia da cachaça e do queijo”, afirmou o secretário.
Brasil Cachaças 2024
João Pessoa se transforma na capital da cachaça no Brasil a partir desta quarta-feira. A 4ª edição do Brasil Cachaças, evento que celebra a cadeia produtiva da bebida, acontece entre os dias 23 e 26 de outubro no Espaço Cultural José Lins do Rego e em diversos pontos da capital paraibana.
O Brasil Cachaças oferece uma experiência única tanto para apreciadores quanto para produtores e comerciantes do ramo, fomentando novos consumidores e estimulando boas práticas na indústria e o crescimento do mercado local e regional.
Os ingressos para todos os dias do Brasil Cachaças já estão disponíveis e podem ser adquiridos no site https://www.sympla.com.br/