Baixa autoestima, diminuição das interações sociais, receio de praticar atividades físicas, isolamento e prejuízos à higiene. Esses são alguns dos problemas causados pela incontinência urinária, que pode atingir até 50% das mulheres em algum momento da vida. Os tipos mais comuns são a incontinência urinária de esforço, que é a perda involuntária de urina durante esforço, prática de exercício, ao tossir ou espirrar; e a incontinência urinária por urgência, que é a perda espontânea da urina.
“Como prevenir e tratar a incontinência urinará na mulher” é o tema do videocast “Sem Contraindicação” desta semana. Os convidados são o ginecologista e obstetra Marcelo Tissiani e a fisioterapeuta pélvica e obstétrica Rebecca Lisboa. No episódio, os especialistas explicam o que é a incontinência urinária, as causas e as principais novidades no tratamento, que inclui fisioterapia e medicamentos.
Recomendações
Na conversa com a apresentadora Linda Carvalho, eles também chamam a atenção para medidas que ajudam a diminuir o problema, como evitar café, cerveja e alimentos que irritem a bexiga. Não beber muito líquido próximo ao horário de ir para a cama também está entre as recomendações. “Todos os alimentos que tragam um aumento da contração da bexiga devem ser suspensos ou então evitados”, orientou Tissiani.
Quando tratada adequadamente, a cura da incontinência urinária pode chegar a 98%. Nesse processo, a fisioterapia pélvica é uma das principais aliadas. A fisioterapeuta Rebecca Lisboa conta quais são os exercícios mais comuns e destaca que alguns deles podem, inclusive, ser feitos em casa. “Quando você passa por um fisioterapeuta, a gente ensina a maneira certa de contrair [o assoalho pélvico], de fazer os exercícios. […] Eu, geralmente, dou uma tabelinha de exercícios do que pode estar fazendo em casa para completar esse tratamento”, disse Rebecca, que integra a equipe do Espaço Vida, serviço da Unimed JP que oferece fisioterapia pélvica.
Episódio completo
O episódio completo do Sem Contraindicação sobre incontinência urinária na mulher, com todas as orientações dos especialistas, está disponível no YouTube (youtu.be/2Eci6eVsAXc) e no Spotify. O videocast também fica disponível no Portal Unimed João Pessoa (unimedjp.com.br/semcontraindicacao).
Produzido pela área de Comunicação da Unimed João Pessoa, o “Sem Contraindicação” tem como finalidade divulgar informações sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar, além de novidades na medicina e no plano de saúde.